Compartilhe este texto

Dois casos da subvariante mais infecciosa da Ômicron são confirmados em Manaus

Por Portal Do Holanda

12/05/2022 18h11 — em
Manaus


Foto: Divulgação/FVS

Manaus/AM - A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou nesta quinta-feira (12), que há dois pacientes em Manaus infectados com a subvariante BA.2 da Ômicron, do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) publicou o Comunicado de Risco sobre a detecção dos casos. O alerta foi realizado por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM), que também notificou o CIEVS nacional.

Trata-se de um homem e uma mulher, na faixa etária de 40 a 49 anos, da mesma família e residentes em Manaus, que foram atendidos em serviço de saúde, no dia 13 de abril, na capital. O homem buscou atendimento médico, apresentando sintomas gripais, acompanhado da mulher.

Os dois foram submetidos a teste de detecção da Covid-19, do tipo antígeno e à coleta de amostra nasofaríngea para processamento de RT-PCR e, em seguida, submetidas a sequenciamento genômico, no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

O homem e a mulher receberam diagnóstico positivo para o novo coronavírus e foram orientados a permanecerem em isolamento. De acordo com a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, os dois casos identificados não evoluíram para internação.

Conforme comunicado de risco, tanto o homem como a mulher, identificados com a sublinhagem BA.2, apresentaram sintomas leves e estão vacinados com três doses de imunizantes contra Covid-19. 

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM), vinculado à FVS, Josielen Amorim, destaca que, diante da identificação dos dois casos da subvariante BA.2, os municípios são orientados sobre a necessidade de intensificar a vigilância epidemiológica da Covid-19, mantendo, inclusive, a testagem de pessoas sintomáticas.

Clique para baixar arquivo


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus