Covid: Nilton Lins atende pacientes para desafogar porta de entrada

Por Portal do Holanda

26/01/2021 17h00 — em Manaus

Hospital Nilton Lins iniciou atendimento nesta terça-feira - Foto: Divulgação/Secom

Manaus/AM - Com a abertura do Hospital Nilton Lins (HNL), ocorrida na manhã desta terça-feira (26), o objetivo do governo do Amazonas é desafogar a demanda de atendimento nas portas de entrada, principalmente os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e prontos-socorros. Inicialmente, a unidade terá capacidade para 30 pacientes, porém, nos próximos dias, o objetivo é chegar a 150 leitos específicos para casos de covid-19.

A nova unidade de referência possui capacidade para funcionar com 81 leitos clínicos e 22 de UTI, recebendo pacientes transferidos de outras unidades da rede pública de saúde. Além disso, a unidade agregará à sua estrutura uma enfermaria de campanha, de forma física, para mais 50 leitos.

Estabilização do oxigênio

Acompanhando os trabalhos executados pelo Ministério da Saúde na capital, o ministro Eduardo Pazuello explicou que tanto o Governo Federal quanto o do Estado têm se empenhado na estabilização do oxigênio nas unidades de saúde.

“Estamos trabalhando na revisão de toda a rede de gases dos hospitais para reduzir as perdas. São redes antigas que precisam ser trabalhadas para a redução de perdas. Estamos trabalhando com concentradores de oxigênio individuais, esses que ficam ao lado de cada leito, usinas individualizadas nos hospitais e oxigênio de grande porte como backup. Nesse aspecto, eu coloco aqui que nós estamos vendo de maneira muito clara como deve ser e no futuro a nossa situação hospitalar na Amazônia”, disse o ministro da Saúde.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus