Manaus/AM - Estão sendo disponibilizadas 80 vagas em oficinas gratuitas do programa “Caminho das Águas”. A capacitação gratuita é voltada para professores de escolas públicas e particulares da capital amazonense.
Nelas, os profissionais de educação terão a oportunidade de aprender a técnica de produção de filmes em stop motion (método que utiliza fotos sequenciais para formar vídeos), que podem ser utilizados posteriormente em salas de aula. O conteúdo do programa é focado no ciclo e no tratamento da água e pode ser aplicado desde a educação infantil, até o ensino de Jovens e Adultos (EJA).
As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira (25) e podem ser realizadas até 07 de abril. O processo de inscrição e as aulas são totalmente online. O interessado deve acessar o site ocaminhodasaguas.com, selecionar a opção “Estado do Amazonas” e depois, clicar em “inscrições oficinas”. A partir daí, o participante deve preencher um formulário com e-mail, contatos e selecionar a data e o turno da oficina que deseja participar.
Em Manaus, as duas oficinas acontecerão no dia 12 de abril, com duração de 4 horas de ensino em cada turno (matutino e vespertino). O aprendizado continua durante dois meses, para que os conhecimentos adquiridos sejam compartilhados com os alunos. A carga horária certificada é de 48 horas, somando a tutoria online e preparação do projeto. Após a oficina, os educadores serão desafiados a produzir um curta em stop motion, juntamente com os estudantes.
Premiação - Após a oficina, os educadores produzirão um filme curtinho em stop motion com seus alunos, e participarão de um concurso que premiará professoras e professores, escolas e alunos. Uma votação popular será aberta pelo site do projeto e o filme mais votado, fatura a premiação. A previsão é que a votação e a divulgação dos vencedores aconteça nos meses de maio e junho.
O programa Caminho das Águas retrata, de maneira lúdica, a jornada de aprendizado e conscientização sobre a água e sua importância para a vida sustentável no planeta. O curta-metragem de animação em stop motion acompanha a curiosidade de dois amigos, o Macaco e a Capivara para pesquisarem o Ciclo da água, com uma abordagem educativa sobre o uso responsável da água e a preservação do meio ambiente.
O filme estimula o público estudantil a criar ações de preservação dos recursos naturais. O projeto disponibiliza gratuitamente para professores e escolas conteúdo complementar criado de acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e oferece oficinas básicas de produção audiovisual em stop motion. Todo o conteúdo em audiovisual é acessível com audiodescrição, legendas em closed caption e libras.



