Compartilhe este texto

Com estoque de sangue crítico, Hemoam convoca doadores em Manaus

Por Portal Do Holanda

06/12/2023 12h08 — em
Manaus


Foto: Leonardo Mota/Hemoam

Manaus/AM - Com baixo estoque de sangue, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos. Com a alta demanda por componentes do sangue na capital e no interior há, também, um aumento da necessidade de doadores para repor os estoques.

A gerente da Captação de Doadores do Hemoam, Nívia França, explica que a meta de doações diária está quase 40% abaixo do esperado. “Temos a meta diária de 250 doações e estamos levando cerca de dois dias para alcançar essa média. Por exemplo, essa semana, em um dia, houve pouco mais de 140 doações e em outro alcançamos o número de 150”, informou.

A chegada do fim do ano marca também o início do 'inverno amazônico' e, em razão das chuvas, poucas pessoas procuram o hemocentro para doação. A baixa procura de doadores já é um fator que preocupa desde o mês de setembro.

“Fazemos esse pedido especial, porque a nossa necessidade tende a aumentar devido à alta demanda por transfusões na temporada, causada em sua maioria pelo aumento no número de casos de acidentes. Se você doou só uma vez, por favor, volte ao hemocentro, precisamos de você para evitar o desabastecimento”, finaliza a gerente.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus