Compartilhe este texto

Cobertura básica em saúde apresenta novo crescimento em julho

Por Portal Do Holanda

22/09/2020 20h51 — em
Manaus


Este é o melhor desempenho do serviço de Atenção Básica desde janeiro de 2009 - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Os serviços de Atenção Básica em saúde oferecidos pela Prefeitura de Manaus alcançaram mais de 1,398 milhão de pessoas no mês de julho, o equivalente a 64,09% da população da cidade. Este é o melhor desempenho do serviço de Atenção Básica desde janeiro de 2009. O crescimento foi registrado, também, na cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), que chegou ao patamar de 43,47% no mesmo mês, com mais de 948 mil pessoas acompanhadas em todos os distritos de saúde, se configurando como o maior índice alcançado desde 2007, quando o Ministério da Saúde começou a registrar o desempenho das cidades brasileiras.

Os índices estão no Relatório de Cobertura da Atenção Básica da plataforma e-Gestor, de informação e Gestão da Atenção Básica, do Ministério da Saúde, que apresenta a cobertura populacional estimada de equipes de Saúde da Família (eSF) e de equipes de Atenção Básica (eAB). 

Os indicadores são utilizados para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, fortalecendo o planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A consulta pode ser feita no link https://egestorab.saude.gov.br. 

A Equipe de Saúde da Família é vinculada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Esse nível de atenção é capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde da população. Para os cuidados mais avançados, a ESF faz o encaminhamento necessário para a média e alta complexidades. Em julho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) contava com 275 equipes.

Entre os anos de 2013 e 2019, a Semsa registrou oscilações na cobertura da Atenção Primária, como a demissão, sem aviso prévio, de 232 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), que atuavam em 21 UBSs da Semsa, no fim do mês de maio de 2019, além da cessão de 40 médicos do município para instituições de saúde do Estado contribuíram para que houvesse uma redução na cobertura em Manaus. Soma-se a isso, o fim do programa ‘Mais Médicos para o Brasil’, do governo federal, e a dificuldade de fixação de médicos na Atenção Básica.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus