Compartilhe este texto

Cerca 85 mil atendimentos online foram efetivados por serviços do município

Por Portal Do Holanda

21/09/2020 11h37 — em
Manaus


Foram 84.976 atendimentos online desde 23 de março - Foto: Ingrid Anne/Semcom

Manaus/AM - Com o atendimento presencial suspenso desde o dia 23 de março, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a central do Manaus Atende, serviço de atendimento tributário da Prefeitura de Manaus, passou a utilizar seus canais online para atendimento de 100% das demandas dos contribuintes. Em cinco meses, foram registrados 84.976 atendimentos virtuais.

“Tivemos a preocupação de priorizar a saúde das pessoas, mas sem deixar também a saúde financeira do município ser mais impactada neste período. Além das reformas e contenções de gastos que fizemos, mantivemos os serviços essenciais aos contribuintes funcionando, reforçando o atendimento on-line e garantindo que o manauara pudesse realizar qualquer procedimento via portal, sem sair de casa, para sua segurança e dos nossos servidores também”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Do total de atendimentos, 35% são referentes às solicitações dos contribuintes por meio do “Fale Conosco”, canal on-line disponível no portal de serviços http://manausatende.manaus.am.gov.br. O segundo canal de atendimento virtual mais demandado pelos contribuintes é Call Center 156, pelo qual os atendentes tiram dúvidas e orientam os cidadãos via telefone. Até agosto, aproximadamente 22 mil chamadas atendidas foram registradas.

Outro canal bastante demandado para tirar dúvidas dos contribuintes também pode ser acessado pelo portal de serviços Manaus Atende, o atendimento virtual via chat. De abril a agosto, 14.527 contribuintes recorreram a essa ferramenta de atendimento.

 

 

Processos e cadastros

O subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Armando Simões, explica que a prefeitura sempre disponibilizou os canais de atendimento on-line ao cidadão, no entanto, com a suspensão do atendimento presencial, o índice de adesão aumentou.

Simões lembra que, para formalizar qualquer processo tributário junto à Prefeitura de Manaus, o cidadão precisa realizar seu cadastro de usuário externo no Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged). No caso de pessoa jurídica, basta utilizar sua certificação digital para ter acesso ao sistema.

Segundo o gestor, nos últimos cinco meses, aproximadamente 8 mil contribuintes realizaram seu cadastro e solicitaram suas senhas para tramitação de processos on-line. No mesmo período, mais de 11 mil processos de contribuintes foram tramitados pelo Siged.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus