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Apple lança novo iPhone, o X: Confira a nova linha de produtos da maçã

Por Portal Do Holanda

12/09/2017 19h43 — em
Tecnologia



RIO - Após meses de rumores, vazamentos de informações e até filas antecipadas, a espera acabou. A Apple revelou nesta terça-feira seus novos iPhones. No aniversário de dez anos do produto, a companhia da maçã lançou três aparelhos: o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e a estrela principal do dia: o iPhone X (pronuncia-se "dez", como em algarismos romanos), espécie de edição comemorativa, voltado para o segmento premium. Os novos aparelhos devem chegar até o fim do ano ao Brasil, mas ainda não há previsão de preço.

Reconhecimento facial, tela com nova tecnologia e novo design são os destaques do anúncio mais aguardado do dia. O iPhone X já era aguardado por fãs e pela imprensa especializada. No último fim de semana, a versão final do sistema operacional iOS 11 vazou e permitiu que desenvolvedores tivessem acesso à maioria das novidades, inclusive os nomes dos produtos — até então um mistério. Ainda assim, a Apple seguiu o protocolo, com direito à icônica frase dita por Steve Jobs antes das grandes revelações da marca: "one more thing" (mais uma coisa) — apenas uma das inúmeras homenagens ao fundador da Apple, no evento que marcou a inauguração do Steve Jobs Theater.

O iPhone X é o novo carro-chefe da empresa. Tem tela de 5,8 polegadas (a maior já produzida pela Apple), com tecnologia OLED (em vez da velha LCD), que a Apple batizou de Super Retina Display. O painel ocupa toda a área frontal do modelo, que dispensa o botão frontal, marca registrada desde a primeira edição do iPhone, em 2007. A resolução é de 458 ppi. Para se ter uma ideia, o iPhone 7 Plus, hoje o mais poderoso no cardápio da empresa, oferece resolução de 401 ppi.

Entre os principais truques, está o sistema de reconhecimento facial. Graças a uma câmera frontal capaz de captar a profundidade dos objetos, será possível desbloquear o aparelho apenas olhando para a tela. Esse tipo de recurso já havia sido experimentado pela concorrência: o chamado Face Unlock apareceu no Android 4.0, de 2011, mas nunca se popularizou. Na época, testes mostraram que o sistema podia ser enganado por uma foto do dono do dispositivo.

A versão da Apple, batizada de Face ID, promete ser mais segura. Como a câmera detecta formas tridimensionais (em vez de apenas impagens planas), não deve ser facilmente enganada por uma fotografia. A empresa afirma ainda que a chance de um desconhecido desbloquear o iPhone alheio é de uma em 1 milhão. No sistema de desbloqueio por impressão digital, essa probabilidade é de uma em 50 mil, segundo a companhia.

A nova câmera frontal também é a tecnologia por trás dos Animojis — os emojis animados. Graças ao sistema de reconhecimento facial, será possível dar vida às figurinhas, que refletirão as expressões do usuário, além de reproduzir mensagens de voz no aplicativo iMessage. Serão emojis com a cara do dono. Outro recurso baseado na tecnologia é a possibilidade de usar máscaras personalizadas no Snapchat, graças a uma parceria entre a fabricante e a rede social.

QUANDO CHEGA E QUANTO CUSTA?

A pré-venda do iPhone em 55 países, inclusive os EUA, começa no dia 27 de outubro, e o aparelho chega às lojas em 3 de novembro. Haverá duas versões. A de 64 Gb custará US$ 999 nos EUA, enquanto a de 256 Gb sairá por US$ 1.149. Os valores equivalem a pouco mais que R$ 3 mil, na cotação atual do dólar.

IPHONE 8 TERÁ CARREGAMENTO SEM FIO

Além do iPhone X, a Apple anunciou atualizações para os modelos atuais. Os iPhones 8 e 8 Plus sao evoluções naturais dos modelos 7 e 7 Plus. Aqui, não há reconhecimento facial e o desbloqueio continua sendo feito por meio de impressão digital. Os tamanhos dos aparelhos também foram mantidos: 4,7 e 5,5 polegadas, respectivamente.

A principal novidade dos iPhones mais modestos é o carregamento sem fio — que fez a Apple trocar o revestimento traseiro, de aluminio para vidro. A tecnologia, aliás, também está presente no iPhone X. Outras melhorias do iPhone 8 são novos autofalantes, tela mais nítida e processador mais potente, ate 25% mais rápido em relação ao modelo do ano passado.

Embora não seja tão avançada quanto a do irmão maior, a câmera do novo aparelho terá novos truques. O principal é um recurso chamado "Portrait Lighting", disponível apenas na versão Plus. Além de recortar o fotografado — recurso já presente no modelo do ano passado — será possível aplicar efeitos de luz em tempo real. Uma das possibilidades, por exemplo, é recortar o rosto de uma pessoa fotografada para que a imagem fique sobre um fundo preto — como em um estúdio.

O aparelho também virá preparado para aplicações de realidade aumentada — a mesma tecnologia usada para o uso do Pokémon Go, por exemplo. A apresentação mostrou outras aplicações, como ver dados em tempo real de um jogo de beisebol, apenas apontando a câmera para a partida. Ou ainda obter informações sobre costelações direcionando a câmera para o céu.

PREÇO E DISPONIBILIDADE

Assim como o iPhone X, o iPhone 8 será vendido nas versões com 64 Gb e 256 Gb de armazenamento. A versão mais barata sairá por US$ 699, enquanto a mais cara sairá por US$ 849. O 8 Plus variará de US$ 799 a R$ 949, nas versoes de 64 Gb e 256 Gb, respectivamente. A pré-venda nos EUA começa nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, e o aparelho chega às lojas uma semana depois, dia 22 de setembro.

Outra novidade é o carregamento sem fio, já disponível em outros dispositivos, como o rival Samsun Galaxy S8. A Apple prometeu parcerias com redes de hotéis e restaurantes, que terão suportes para o carregamento sem fio.

O QUE DIZEM OS ANALISTAS?

As apostas para o lançamento ganharam força após o vazamento da versão final do iOS 11, a nova versão do sistema operacional da Apple, que estreará nos novos iPhones. As informações no software permitiram que desenvolvedores tivessem acesso a detalhes do lançamento, como os nomes dos dispositovos.

Antes do lançamento, analistas já apontavam que a decisão, amplamente aguardada, de lançar um aparelho voltado ao segmento premium era uma escolha arriscada, porém acertada da Apple, que busca se diferenciar da concorrência.

— O lançamento pela Apple de um iPhone de US$ 1 mil é consistente com sua estratégia de negócios de diferenciação e exclusividade, mirando a faixa mais alta do mercado, em vez de apenas buscar uma base de usuários maior. Considerando que o iPhone responde pela maior parte do faturamento da empresa e que os lucros e sua curva de demanda é relativamente inelástica — ou seja, o preço tem pouco efeito nas vendas — essa estratégia de preços faz sentido em termo de crescimento de receita e do lucro — avaliou o professor Loizos Heracleous, da Warwick Business School, por e-mail, antes do lançamento do produto.

No dia anterior, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, também avaliou que a aposta da empresa seria no segmento premium.

— A Apple cultivou um grupo de clientes dispostos a pagar mais, e esperar mais, pelo prestígio da marca — disse Wozniak ao site CNNMoney. — Até os techies querem exibir o último modelo do iPhone.

OUTROS LANÇAMENTOS: APPLE WATCH PODERÁ FAZER LIGAÇÕES

Antes da divulgação dos detalhes do novo iPhone, Cook revelou os detalhes sobre o Apple Watch. Segundo o executivo, o relógio inteligente superou os modelos Rolex como mais vendidos no mundo. A Apple infomrou que as vendas do produto cresceram 50% em relação ao ano passado.

A principal novidade da nova versão do produto, o Apple Watch Series 3, é o uso de rede celular. Ou seja: será possível fazer e receber ligações usando apenas o relógio, sem necessidade de usar um telefone.

Para fazer com que as funções de celular coubessem em um relógio, a empresa lançou mão de alguns truques. A tela do novo Apple Watch servirá como antena. Já o cartão SIM será de um tamanho menor, metade do nano SIM.

A versão com rede celular custará US$ 399, enquanto a sem função de celular sairá por US$ 339. O produto começa a ser comercializado no dia 22 de setembro, e os pedidos podem ser feitos a partir do dia 15 de setembro. Ainda não há informações sobre quando o produto chegará ao Brasil.

A Apple parece estar determinada em investir na tecnologia como forma de repensar os cuidados com a saúde. Um dos recursos do novo sistema, o Watch OS 4 será o monitoramento dos batimentos cardíacos. O aparelho vai enviar uma notificação, por exemplo, quando detectar que os batimentos cardíacos estão muito elevados, mas o usuário não parece estar em movimento. Os recursos de software já estarão disponíveis para os usuários da série 2 no dia 15 de setembro.

APPLE TV COM RESOLUÇÃO 4K

O outro lançamento do dia foi a Apple TV versão 4K. A empresa informou que a nova versão do aparelho será compatível com a tecnologia 4K HDR, que exibe imagens mais nítidas. O 4K oferece resolução quatro vezes superior à alta definição (HD).

O produto, que transmite fotos, vídeos e jogos do iPhone e iPad, também trará filmes e séries de TV de grandes estúdios em 4k. O sistema operacional, TvOs, foi atualizado e contará também com mais canais de televisão e uma área chamada Live Sports, onde partidas serão transmitidas ao vivo.

Assim como o Apple Watch, o televisor não tem data prevista para lançamento no Brasil. No Estados Unidos, a nova linha de Apple TVs chegará ao público no dia 22 de setembro custando 179 dólares.

Os anúncios foram feitos no aniversário de 10 anos do lançamento do primeiro iPhone, e foram sediados no Steve Jobs Teather. O espaço fica localizado no novo campus da Apple.

Apresentado pelo CEO da empresa, Tim Cook, o evento também contou com a divulgação das remodeladas lojas da marca, que trarão espaços de convivência e palestras, e até mesmo um jogo exclusivo para as plataformas da Apple: Sky, criado pelo estúdio independente thatgamecompany que já lançou jogos como Flower, Flow e Journey.


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

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