Compartilhe este texto

'Desafio da canela', moda entre jovens na web, faz mal aos pulmões

Por Portal Do Holanda

23/04/2013 9h43 — em
Mundo




afp.com / Lionel Bonaventure

WASHINGTON (AFP) - O "desafio da canela" (cinnamon challenge), uma brincadeira de gosto duvidoso que virou febre entre jovens na internet que filmam a si próprios enquanto engolem uma colher de sopa cheia de canela em pó em um minuto, pode ser perigoso para a saúde, alertam pediatras americanos.

Segundo um artigo publicado na edição online da revista Pediatrics, a canela é "um pó cáustico, composto de fibras de celulose, biorresistentes, que não se dissolvem, nem se degradam nos pulmões".

Estudos feitos em camundongos mostram que as partículas podem causar, três meses após inalada, lesões graves na elasticidade dos pulmões, que poderia provocar, inclusive, uma fibrose pulmonar.

"Tentar engolir uma grande quantidade de canela seca representa um verdadeiro risco de ser aspirada", o que pode provocar inflamações pulmonares, pneumonias ou crises de asma", afirmaram.

O estudo diz que os centros de intoxicação americanos receberam 51 ligações em 2011 - depois que estes desafios viraram moda - e 178 no primeiro semestre de 2012, quando a mania se disseminou no YouTube. Nenhum dos jovens tratados sofreu graves consequências, diz o estudo.

"Mesmo sem termos registrado sequelas pulmonares confirmadas em humanos, é prudente advertir que o desafio da canela tem altas probabilidades de fazer mal aos pulmões", concluiu o estudo.

Na internet podem ser encontrados milhares de vídeos que mostram jovens risonhos a ponto quase de engasgar e cuspir canela em pó, uma brincadeira que tem sua própria página na internet cinnamonchallenge.com, que desaconselha praticá-la.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Desafio da canela, internet, mundo, Mundo

+ Mundo