Início Mundo Índices europeus recuam conforme alta do petróleo intensifica temores de inflação
Mundo

Índices europeus recuam conforme alta do petróleo intensifica temores de inflação

Índices europeus recuam conforme alta do petróleo intensifica temores de inflação
Índices europeus recuam conforme alta do petróleo intensifica temores de inflação

Por Pranav Kashyap e Avinash P e Purvi Agarwal

9 Mar (Reuters) - O índice pan-europeu STOXX 600  atingiu seu nível mais baixo em mais de dois meses nesta segunda-feira, antes de recuperar parte das perdas, conforme um salto nos preços do petróleo exacerbou os temores de inflação, enquanto a guerra entre os Estados Unidos e Israel contra o Irã não mostrou sinais de abrandamento.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,63%, a 594,92 pontos, depois de registrar seu pior desempenho semanal em quase um ano.

O índice caiu quase 6% abaixo de seu recorde de fechamento, registrado em 27 de fevereiro. O índice de volatilidade STOXX , considerado como o indicador de medo da Europa, atingiu seu nível mais alto desde abril, antes de fechar o dia em baixa.

O Irã nomeou Mojtaba Khamenei como sucessor de seu pai, Ali Khamenei, como líder supremo -- um movimento visto como um reforço do controle da linha dura em Teerã e que fecha caminhos para um rápido fim da guerra.

A Europa é altamente dependente do gás natural liquefeito e do petróleo importado, que chegou a subir mais de 25%, para pouco menos de US$120 por barril, o que a deixa particularmente exposta a choques no fornecimento. Um conflito prolongado pode elevar ainda mais os custos de energia e transporte em um momento em que o crescimento econômico já é frágil.

"Pode haver potencialmente mais movimentos de alta, antes do eventual declínio... se os preços caírem novamente, o ciclo econômico global terá uma sensação mais estagflacionária, mas não seria fundamentalmente prejudicado", disse Paul Diggle, economista-chefe da Aberdeen.

As ações de energia do STOXX 600 foram as únicas negociadas no território positivo, com alta de 1,4%. O setor imobiliário foi o mais afetado, com baixa de 2,7%, conforme preocupações com a retomada da inflação afastaram apostas em cortes nos juros.

Bancos centrais de toda a Europa ficaram sob pressão do mercado nesta segunda-feira para subir as taxas de juros, com a expectativa de que o Banco Central Europeu aumente a taxa de depósito uma vez até junho ou julho.

O setor de bancos -- no centro da liquidação da semana passada -- ampliou suas perdas, com queda de 0,5%. As ações de viagens e lazer foram atingidas novamente, com baixa de 2%.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,34%, a 10.249,52 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,77%, a 23.409,37 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,98%, a 7.915,36 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,29%, a 44.024,96 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,86%, a 16.928,20 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,78%, a 8.875,96 pontos.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?