Início Mundo Atentado contra trem no Paquistão mata mais de 30 pessoas, segundo autoridades
Mundo

Atentado contra trem no Paquistão mata mais de 30 pessoas, segundo autoridades

Reuters
Atentado contra trem no Paquistão mata mais de 30 pessoas, segundo autoridades
Atentado contra trem no Paquistão mata mais de 30 pessoas, segundo autoridades

Por Saleem Ahmed

ISLAMABAD, 25 Mai (Reuters) - Mais de 30 pessoas morreram em um atentado suicida contra um trem no sudoeste do Paquistão no domingo, disseram autoridades na segunda-feira, no mais recente ataque reivindicado por militantes separatistas do Baluchistão.

Duas autoridades provinciais, falando sob condição de anonimato pois não estavam autorizadas a divulgar a informação, disseram na segunda-feira que o número de mortos havia subido para mais de 30.

Inicialmente, pelo menos 24 pessoas foram dadas como mortas no domingo, depois que um homem-bomba colidiu um carro carregado de explosivos contra o trem.

O carro-bomba atingiu um trem que transportava funcionários da segurança paquistanesa e suas famílias na capital da província, Quetta.

O governo e as Forças Armadas do Paquistão não divulgaram um número oficial de mortos no ataque, que foi o mais recente de uma série de ataques a trens, forças de segurança e infraestrutura.

O Exército de Libertação do Baluchistão (BLA) reivindicou o ataque e o descreveu como um atentado suicida. A Reuters não conseguiu verificar a alegação de forma independente.

O grupo separatista vem lutando há décadas pela exploração de recursos regionais na província rica em minerais, afirmando que a população local está sendo privada de sua devida parte.

O Baluchistão, que faz fronteira com o Irã e o Afeganistão, abriga projetos de desenvolvimento chineses e o porto de águas profundas de Gwadar.

Em março do ano passado, militantes do BLA sequestraram o Jaffar Express, que transportava soldados do Exército, e fizeram centenas de reféns antes que uma operação militar encerrasse o impasse de um dia, que resultou na morte de 21 reféns, quatro soldados e todos os 33 agressores.

No início deste ano, as forças paquistanesas disseram ter matado 145 militantes depois que o grupo realizou ataques coordenados em toda a província, matando quase 50 pessoas.

(Reportagem de Saleem Ahmed em Quetta)

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!