Início Amazonas Governo autoriza retomada de obras asfálticas em três municípios do Amazonas
Amazonas

Governo autoriza retomada de obras asfálticas em três municípios do Amazonas

Governo autoriza retomada de obras asfálticas em três municípios do Amazonas

Manaus/AM - O governador Roberto Cidade assinou, nesta segunda-feira (22/06), as ordens de serviço que garantem a retomada das obras de pavimentação e recuperação viária nos municípios de Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá. Com um investimento que ultrapassa a marca de R$ 40 milhões, o pacote de ações faz parte da segunda etapa do programa estadual Asfalta Amazonas, voltado ao fortalecimento da infraestrutura do interior.

A assinatura ocorreu em agenda oficial com a presença de lideranças comunitárias e chefes dos Executivos municipais, marcando o início de um cronograma de obras planejado para aproveitar o período de estiagem na região.

WhatsApp Image 2026-06-22 at 18.33.13 (2).jpeg
Divulgação

“Tenho certeza de que este será um verão muito proveitoso, pois o asfalto está chegando”, destacou o governador Roberto Cidade, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e a mobilidade urbana na calha do rio Madeira.

Detalhes das obras nos municípios beneficiados

O plano de infraestrutura foi desenhado para atender às demandas específicas de mobilidade, drenagem e segurança viária de cada uma das três cidades contempladas:

Em Nova Olinda do Norte, o investimento é de R$ 10,2 milhões. As obras incluem serviços de pavimentação, implantação de meio-fio e sarjetas em 38 ruas distribuídas por 12 bairros da sede do município, além da recuperação do sistema viário da Comunidade Jacarezinho e de ramais da zona rural.

Já o município de Borba recebe R$ 15 milhões em investimentos. As ações são integralmente voltadas à recuperação do sistema viário local, totalizando 8,92 quilômetros de vias que receberão nova pavimentação.

WhatsApp Image 2026-06-22 at 18.33.14.jpeg
Divulgação

Por fim, Humaitá também conta com um aporte de R$ 15 milhões. A cidade receberá serviços diferenciados de pavimentação rígida em concreto, calçadas, meio-fio, dispositivos de drenagem e sinalização viária. As obras vão contemplar 26 vias urbanas localizadas nos conjuntos Rio Madeira e Uruapiara.

Para os prefeitos da região, o início dos trabalhos representa a realização de antigas demandas locais. “É um sonho. As máquinas já estão embarcando para Borba”, celebrou o prefeito do município, Toco Santana. Também acompanharam o ato a prefeita de Nova Olinda do Norte, Professora Araci Cunha, e o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo.

Expansão do Asfalta Amazonas no interior

Gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa Asfalta Amazonas acumula investimentos históricos na infraestrutura do estado.

Na atual fase do programa (biênio 2025-2026), estão previstos R$ 638,8 milhões para pavimentar ou recuperar 545,26 quilômetros de ruas e ramais rurais no interior. No balanço geral desde o início do programa, o montante global planejado passa de R$ 1 bilhão, alcançando mais de 40 municípios amazonenses com o objetivo de facilitar o escoamento da produção agrícola, melhorar o tráfego urbano e valorizar as cidades do estado.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!