Manaus retoma vacinação contra o sarampo

Por Portal do Holanda

09/12/2014 18h09 — em Amazonas

A Prefeitura de Manaus retomou nesta terça-feira, 09, a campanha de vacinação contra o sarampo, rubéola e caxumba (Tríplice viral) direcionada às crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A imunização havia sido interrompida pelo Governo do Estado e Município depois que algumas crianças apresentaram reação alérgica.  

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orientou todas as equipes de vacinação a não aplicarem as doses em crianças com histórico de alergia à proteína do leite, com a vacina fornecida pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd.

A vacinação para quem não tem alergia vai ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde convencionais e Policlínicas, das 8h às 17h, menos nas da Estratégia Saúde da Família. Equipes da Semsa estão preparadas para fazer a triagem com os pais e responsáveis sobre qualquer histórico de alergia que a criança tenha apresentado ao tomar leite de vaca, como urticária generalizada, edema labial, problema respiratório, estado de choque, entre outros.