Compartilhe este texto

Petróleo fecha perto do maior valor em 6 meses

Por Reuters

30/01/2026 17h38 — em
Geral



Por Erwin Seba

HOUSTON, 30 Jan (Reuters) - Os preços do petróleo caíram alguns centavos por barril nesta sexta-feira, consolidando os ganhos recentes e mantendo-se próximos das máximas de seis meses, apoiados pelas tensões persistentes entre os EUA e o Irã.

Os futuros do petróleo Brent fecharam a US$70,69 por barril, uma queda de 0,03%. O contrato março expira ainda nesta sexta-feira.

O petróleo West Texas Intermediate dos EUA fechou a US$65,21 por barril, uma queda de 0,32%.

"No momento, tudo gira em torno do Irã", disse John Kilduff, sócio da Again Capital. "O mercado já havia precificado muitos riscos geopolíticos relacionados ao Irã, mas é difícil quantificar o mercado neste momento. A questão é: se houver uma ação contra o Irã, o que os iranianos farão?"

Na quinta-feira, os preços do petróleo atingiram o nível mais alto desde o início de agosto. Várias fontes afirmaram que o presidente dos EUA, Donald Trump, estava avaliando medidas contra o Irã, incluindo ataques direcionados, o que gerou preocupações sobre interrupções no abastecimento.

Tanto os EUA quanto o Irã sinalizaram disposição para dialogar, mas Teerã afirmou na sexta-feira que suas capacidades de defesa não devem ser incluídas em nenhuma negociação.

“Esses ganhos foram interrompidos em meio às perspectivas de um cessar-fogo frio entre a Rússia e a Ucrânia e à possibilidade de que um ataque ao Irã possa não ocorrer, já que o governo Trump abre as portas para negociações sobre o programa nuclear iraniano”, disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group.

Os EUA, que reforçaram sua posição militar no Oriente Médio nas últimas semanas, emitiram novas sanções contra sete cidadãos iranianos e pelo menos uma entidade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral