Petróleo fecha com leve alta por otimismo em torno de dados sobre inflação nos EUA
Por Arathy Somasekhar
HOUSTON, 13 Fev (Reuters) - Os preços do petróleo fecharam com leve alta nesta sexta-feira, depois que dados mostraram uma desaceleração geral da inflação nos Estados Unidos, ajudando a compensar as preocupações com o abastecimento, já que a Opep+ está inclinada a retomar o aumento da produção.
Os futuros do petróleo Brent fecharam com alta de 0,3%, a US$67,75 o barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate dos EUA (WTI) fechou com alta de 0,08%, a US$62,89.
Ambos os índices de referência registraram quedas semanais após sofrerem perdas de quase 3% na quinta-feira. O Brent fechou com queda de cerca de 0,5%, enquanto o WTI perdeu 1% na semana.
Os preços ao consumidor nos EUA aumentaram menos do que o esperado em janeiro, em meio a preços mais baratos da gasolina e uma moderação na inflação dos aluguéis.
"Parece que a inflação está se estabilizando. Portanto, acho que isso será um benefício para que as taxas de juros provavelmente continuem a cair um pouco mais. E acho que, à medida que as taxas começarem a cair... isso será positivo para a economia", disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociação da BOK Financial.
"O lado negativo será que a Opep poderá aumentar um pouco mais a produção", acrescentou.
Os preços caíram no início da sessão, com os investidores reagindo a uma reportagem da Reuters de que a Opep está inclinada a retomar o aumento da produção de petróleo a partir de abril, antes do pico da demanda por combustível no verão, e em meio a preços mais firmes do petróleo devido às tensões nas relações entre os EUA e o Irã.
Do lado da oferta dos EUA, a Baker Hughes informou que as plataformas de petróleo caíram três, para 409, nesta semana.
(Reportagem de Arathy Somasekhar, Robert Harvey, Stephanie Kelly, Sam Li, Lewis Jackson e Sudarshan Varadhan)
ASSUNTOS: Geral