Compartilhe este texto

Minério de ferro cai com piora da perspectiva de demanda da China

Por Reuters

11/12/2025 8h40 — em
Geral



Por Amy Lv e Lewis Jackson

PEQUIM, 11 Dez (Reuters) - Os preços dos contratos futuros de minério de ferro caíram nesta quinta-feira devido a preocupações crescentes com a demanda na China, principal mercado consumidor de minério, alimentadas pelo enfraquecimento do consumo de aço.

A piora da perspectiva para a demanda superou as esperanças no mercado de sinais de políticas de estímulo na reunião de alto nível em Pequim.

O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com queda de 1,3%, a 757 iuanes (US$107,22) a tonelada.

O minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura caiu 1,36%, para US$101,35 a tonelada.

Os preços do principal ingrediente da fabricação de aço caíram depois que dados mostraram que a demanda por aço enfraqueceu ainda mais.

O consumo aparente dos cinco principais produtos siderúrgicos caiu pela terceira semana consecutiva, recuando 2,8% em relação à semana anterior, para cerca de 8,4 milhões de toneladas, segundo dados da consultoria Mysteel.

No pregão da manhã, os preços foram oscilaram conforme investidores aguardavam sinais de política de Pequim, de olho na próxima Conferência Anual de Trabalho Econômico Central, na qual se espera que Pequim defina as principais metas de crescimento e prioridades de política para o próximo ano.

As expectativas de que a China revelará novos estímulos aumentaram depois que o Federal Reserve dos EUA reduziu as taxas de juros, disseram os analistas da Jinyuan Futures.

Na quarta-feira, o Fundo Monetário Internacional instou a China a fazer a "escolha corajosa" de acelerar a reforma estrutural.

Do ponto de vista dos fundamentos do mercado de minério, o aumento da oferta e o enfraquecimento da demanda de aço continuaram a pressionar os preços.

(Reportagem de Amy Lv e Lewis Jackson)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral