Chinesa Sinograin vende estoques de soja antes da chegada de carga dos EUA
11 Dez (Reuters) - A armazenadora estatal chinesa Sinograin vendeu a maior parte da soja que ofereceu em um leilão de reservas estatais, disseram dois operadores nesta quinta-feira, abrindo espaço para um esperado fluxo de cargas dos EUA em meio a abundantes suprimentos locais.
A Sinograin vendeu cerca de 397.000 toneladas de soja importada, ou 77,5% do volume total oferecido, a 3.935,3 iuanes (US$557,38) por tonelada, com entrega programada do final de dezembro até março, disseram eles.
A agência anunciou o leilão de 512.500 toneladas na segunda-feira, sua primeira venda em três meses, depois que uma trégua comercial com Washington levou Pequim a retomar a compra de cargas dos EUA, apesar de a China estar com um recorde de chegadas de cargas sul-americanas e enfrentar uma demanda fraca.
"Esse preço está mais ou menos em linha com os preços spot atuais, mas é mais alto do que o preço da soja para os embarques de janeiro-fevereiro", disse um executivo de uma empresa de processamento de sementes oleaginosas com sede em Xangai.
O preço de desembarque da soja brasileira na China é de 3.814 iuanes por tonelada para janeiro e 3.673 iuanes para fevereiro, acrescentou.
A China, que evitou as importações de soja dos EUA por meses durante a guerra comercial, intensificou as compras após as negociações do mês passado, tomando cerca de 3 milhões de toneladas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA.
A Casa Branca disse que a China havia concordado em comprar 12 milhões de toneladas de soja até o final do ano, mas o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, pareceu indicar na semana passada uma postergação desse prazo para o final de fevereiro.
Os operadores esperam que a Sinograin ofereça cerca de 300.000 a 500.000 toneladas nos próximos leilões semanais, sendo provável que o total de vendas atinja 4 milhões de toneladas na atual rodada de leilões.
Os operadores estimam que a Sinograin esteja transportando de 40 milhões a 45 milhões de toneladas de soja, o suficiente para cinco meses de consumo.
A China não publica dados sobre seus estoques de grãos e sementes oleaginosas.
A Sinograin costuma fazer leilões de reservas para gerenciar os estoques, com a última venda de soja importada realizada em setembro e as principais rotações geralmente ocorrendo de maio a julho.
ASSUNTOS: Geral