Compartilhe este texto

Forte terremoto sacode sul do México

Por Reuters

02/01/2026 19h20 — em
Geral



CIDADE DO MÉXICO, 2 Jan (Reuters) - Um forte terremoto sacudiu o sul do México nesta sexta-feira, danificando vias e hospitais e interrompendo brevemente a primeira coletiva de imprensa da presidente Claudia Sheinbaum no novo ano.

Uma mulher de 50 anos morreu no Estado de Guerrero, no sudoeste do México, quando sua casa desabou devido aos tremores, informou a governadora do Estado, Evelyn Salgado. A mídia local também informou que um homem de 67 anos morreu ao descer as escadas na Cidade do México enquanto tentava sair do prédio onde morava.

Vídeos compartilhados online mostraram o Anjo da Independência -- um anjo dourado no topo de uma coluna de 45 metros de altura em uma rotatória de uma das avenidas mais movimentadas da capital -- balançando de um lado para o outro com o terremoto.

O alarme sísmico fez com que multidões fossem para as ruas, muitas usando toalhas ou pijamas e embalando animais de estimação ansiosos.

O terremoto de magnitude 6,5 ocorreu próximo à costa do Pacífico, no Estado de Guerrero, a uma profundidade de 35 km, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. O epicentro estava a pouco menos de 300 km da capital.

Até o meio-dia, o serviço sismológico do México registrou 420 tremores secundários, sendo o mais forte de magnitude 4,7.

Autoridades relataram deslizamentos de terra em rodovias, vazamentos de gás e danos a residências, prédios públicos e hospitais no Estado de Guerrero.

O Estado do sudoeste abriga Acapulco e outras áreas de resorts de praia, que são uma grande atração para os turistas em férias. Acapulco, a maior cidade do Estado, ainda está se recuperando de um furacão de categoria 5 que devastou a área em 2023.

O terremoto também deu um tom dramático à coletiva de imprensa diária de Sheinbaum.

A presidente estava falando no Palácio Nacional na Cidade do México quando os alarmes de terremoto soaram. Ela notou que o chão estava tremendo sob ela antes de sair calmamente ao lado dos jornalistas. Ela retomou a coletiva de imprensa logo em seguida.

Na Cidade do México, vídeos compartilhados online mostraram rachaduras dentro de casas, prédios altos sacudindo uns contra os outros e um semáforo se chocando contra a via abaixo dele. As autoridades não informaram imediatamente sobre grandes danos.

A autoridade de aviação do México informou que os aeroportos internacionais da Cidade do México e de Acapulco sofreram alguns danos menores, mas que isso não afetou as operações.

(Reportagem da redação da Cidade do México, Nilutpal Timsina em Bengaluru)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral