Compartilhe este texto

Culinária italiana ganha lugar na lista de patrimônios culturais da Unesco

Por Reuters

10/12/2025 10h02 — em
Geral



Por Tanvi Mehta

NOVA DÉLHI, 10 Dez (Reuters) - A agência cultural da ONU, Unesco, reconheceu a culinária nacional da Itália na quarta-feira como um "patrimônio cultural intangível", um reconhecimento formal para uma tradição culinária transmitida por gerações e que a Itália espera que impulsione o turismo.

O voto de um painel da Unesco reunido em Nova Délhi culminou um processo que a Itália lançou em 2023. O governo apresentou a cultura gastronômica do país como um ritual social que une famílias e comunidades e que vai muito além da pizza, da massa e do risoto.

A 20ª sessão do Patrimônio Cultural Intangível (ICH), realizada no Forte Vermelho do século 17, em Délhi, também acrescentou à sua lista tradições como o festival hindu de Diwali e a cultura da piscina na Islândia.

Em uma declaração de dar água na boca para apoiar a inclusão da Itália, o governo descreveu uma culinária diversificada que é um microcosmo de diferentes culturas, desde o ossobuco da Lombardia (pernil de vitela refogado com gremolata) até o orecchiette con cime di rapa (massa em forma de orelha com nabo) da Puglia.

"Essa é uma distinção que só pode nos deixar orgulhosos", disse a primeira-ministra Giorgia Meloni em um comunicado na quarta-feira.

"Ela nos dá uma ferramenta poderosa para aprimorar ainda mais nossos produtos e protegê-los de forma mais eficaz contra imitações e concorrência desleal."

Grupos de turismo estimam que o reconhecimento da Unesco pode impulsionar o setor em até 8% em dois anos, acrescentando 18 milhões de pernoites.

A culinária italiana se junta a um menu global na lista de patrimônios culturais intangíveis.

Isso inclui refeições da alta gastronomia francesa que celebram domingos e ocasiões festivas, refeições mexicanas que honram os ritos religiosos de uma minoria étnica, a técnica de fermentação do kimchi da Coreia e a culinária Washoku do Japão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral