Compartilhe este texto

Conab eleva safra 25/26 de soja do Brasil ao revisar produtividade para recorde

Por Reuters

12/02/2026 9h26 — em
Geral



SÃO PAULO, 12 Fev (Reuters) - A safra de soja 2025/26 do Brasil deve alcançar um recorde de 177,98 milhões de toneladas, projetou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira, elevando sua previsão em 1,86 milhão de toneladas frente ao mês passado, apesar de um leve ajuste negativo na área plantada.

Em relatório, a Conab citou que as condições climáticas vêm favorecendo a cultura, cuja produção deve crescer 3,8% em relação à safra passada.

Dessa forma, a companhia aumentou a estimativa da produtividade média do maior produtor e exportador global em 1,6% na comparação com o levantamento anterior, para um recorde de 3,675 toneladas por hectare.

Agora a Conab vê uma produtividade média acima da máxima histórica registrada na temporada passada, quando o país obteve 3,622 toneladas por hectare. Até o mês passado, a estatal previa 3,619 toneladas por hectare.

"As precipitações ocorridas na primeira quinzena de janeiro favoreceram as lavouras em todo o país, com exceção das regiões nordeste e noroeste do Pará e Maranhão, onde a irregularidade das precipitações atrasou o plantio nessas regiões", disse a Conab, citando que chuvas ajudaram essas áreas na segunda quinzena.

O ajuste na produtividade média mais do que compensou uma redução mensal de 0,5% na previsão de área plantada, para 48,43 milhões de hectares. Esse patamar também é recorde, superando em 2,3% a temporada passada.

"Foi atualizada, novamente, a estimativa de área cultivada... A principal razão para a diminuição da estimativa é a dificuldade de muitos produtores para acessarem crédito, haja vista a descapitalização decorrente de seguidas frustrações nas safras passadas", disse a Conab, citando algumas regiões.

Com a revisão na produção, a Conab também ajustou para cima sua projeção para as exportações da oleaginosa, vistas agora em 112,2 milhões de toneladas na temporada, cerca de 400 mil toneladas acima do esperado no mês passado.

Na temporada anterior, o Brasil exportou 108,2 milhões de toneladas.

(Por Letícia Fucuchima e Ana Mano; Edição de Eduardo Simões)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral