Início Geral Anec eleva previsão de exportação de farelo de soja do Brasil para recorde em novembro
Geral

Anec eleva previsão de exportação de farelo de soja do Brasil para recorde em novembro

Anec eleva previsão de exportação de farelo de soja do Brasil para recorde em novembro
Anec eleva previsão de exportação de farelo de soja do Brasil para recorde em novembro

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de farelo de soja do Brasil em novembro foi estimada nesta quarta-feira em 2,68 milhões de toneladas, alta de cerca de 200 mil toneladas na comparação com a previsão da semana passada, indicando que o país poderá ter um novo recorde mensal de embarques do produto, de acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

O recorde anterior foi registrado pela associação de tradings em outubro do ano passado, quando o Brasil exportou 2,46 milhões de toneladas.

Na comparação com novembro do ano passado, a exportação de farelo de soja do Brasil poderá aumentar mais de 950 mil toneladas.

O aumento nos embarques acontece após a paridade de preços de exportação ter melhorado no Brasil.

"Com a alta internacional, a paridade de exportação voltou a subir no Brasil", afirmou o Itaú BBA em relatório mensal, publicado nesta semana.

Os embarques de farelo de soja no acumulado do ano até outubro superaram 20 milhões de toneladas, alta de 3,9% sobre igual período do ano anterior.

O volume de embarques previsto deverá contribuir para reduzir a oferta interna, "trazendo alívio adicional às margens das indústrias esmagadoras", acrescentou o banco.

A alta nos preços na bolsa de Chicago ocorreu em meio a paradas para manutenção nas esmagadoras dos Estados Unidos, apontou o Itaú BBA.

Segundo o banco, o mercado de farelo de soja deve seguir firme, "sustentado pelo aquecimento externo, pela forte demanda de exportação e pela redução gradual da oferta" no Brasil.

A Anec não comentou em relatório as razões do crescimento da exportação de farelo de soja.

EXPORTAÇÃO DE SOJA

Com a menor oferta de soja, após o país ter exportado e processado a maior parte da sua safra, as exportações do grão deverão atingir em novembro um dos menores níveis do ano.

Mas ainda estarão em patamares historicamente elevados para o mês, somando 4,71 milhões de toneladas em novembro, segundo a estimativa da Anec.

No mesmo período do ano passado, a exportação de soja do Brasil somou 2,3 milhões de toneladas, segundo a Anec.

A entidade também melhorou a projeção para os embarques brasileiros de milho no mês, vistos agora em 6,36 milhões de toneladas, contra 6,04 milhões na semana passada.

O volume para o milho também supera em 1,4 milhão de toneladas o total registrado em novembro de 2024.

(Por Roberto Samora, com reportagem adicional de Letícia Fucuchima e Isabel Teles)

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?