Compartilhe este texto

Ação da CBA dispara com avanço de negociações sobre venda da empresa

Por Reuters

26/01/2026 10h26 — em
Geral



SÃO PAULO, 26 Jan (Reuters) - As ações da Companhia Brasileira de Alumínio avançavam nesta segunda-feira, após a Reuters informar que a potencial venda da produtora de alumínio está entrando em uma fase mais competitiva, embora as discussões com a Emirates Global Aluminium tenham desacelerado, de acordo com duas fontes familiarizadas com o assunto.

As ações subiam 6,6% para R$9,95 às 10h20 no horário de Brasília, alcançando os níveis observados em março de 2023. A ação fechou o pregão de sexta-feira com alta de 6,2%.

A Aluminum Corporation of China (Chinalco) e um terceiro proponente estão competindo pela compra da CBA, disse uma das pessoas e uma terceira fonte envolvida nas negociações. Um anúncio pode ser feito dentro de dias ou semanas, disse uma das fontes, embora as negociações ainda possam fracassar.

O processo continua sendo competitivo, disse uma das fontes, referindo-se a que somente uma empresa poderia realizar a compra da produtora de alumínio.

A CBA e o Grupo Votorantim, que controla a CBA, não quiseram comentar. A EGA e a Chinalco não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A CBA, na qual o conglomerado brasileiro Votorantim S.A. detém uma participação de 69%, produz alumínio com baixo teor de carbono em sete estados brasileiros.

Em outubro passado, a Reuters informou que a EGA, de propriedade conjunta do fundo soberano de Abu Dhabi Mubadala e do fundo soberano de Dubai Investment Corporation of Dubai, estava em negociações para possivelmente comprar a empresa brasileira.

De acordo com dados da LSEG, a produtora de alumínio tinha uma capitalização de mercado de US$1,15 bilhão no fechamento de sexta-feira, com suas ações subindo quase 84% no último ano.

(Reportagem de Luciana Magalhães e Paula Laier em São Paulo; Texto adicional de Michael Susin)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral