Vazam áudios e vídeo de Shantal relatando violência obstétrica: ‘rasgou minha vagina com a mão'
Shantal Verdelho fez um relato chocante do seu parto em áudios vazados neste sábado (11), em que acusa o ginecologista e obstetra Renato Kalil de violência obstétrica. A influenciadora que sonhava com o parto humanizado afirma que não estava muito consciente no momento que deu à luz, mas que tudo foi registrado pela câmera do marido dela, Mateus Verdelho, e que por isso ela só percebeu a violência ao assistir ao vídeo. As cenas circulam em grupos de WhatsApp.
Nos momentos mais impactantes do áudio, ela relata que o médico a xingou durante todo o parto, “rasgou com a mão” a sua vagina e chamou Mateus para ver a vagina rasgada da esposa, no intuito de provar que ela deveria ter optado pelo procedimento que o ginecologista recomendou antes e que Shantal não quis seguir. "Ele chamou meu marido e falou 'Olha aqui, toda arrebentada, vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela'. Ele falava de um jeito como 'olha aí, onde você faz sexo, tá tudo f*dido'.", disse.
Shantal conta que a sua mãe e até a sua terapeuta choraram após assistirem ao vídeo, e que a fisioterapeuta presente no parto chorou depois de sair da sala. “Simplesmente, quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xinga o trabalho de parto inteiro. Fala 'P*rra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha'. Que ódio. Não se mexe, p*rra'... depois que vi tudo, foi horrível", contou.
A influenciadora relata no áudio que mostrou o vídeo da violência obstétrica para o médico, para que ele não repita isso com outras pacientes.
Vale lembrar que violência obstétrica - tipo de violência contra a mulher praticada pelos profissionais da saúde que pode englobar desrespeito, abusos e maus-tratos durante a gestação ou período do parto - pode ser denunciada para o disque 180 e disque 136. Em caso de plano de saúde, a denúncia pode ser feita para 08007019656 da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Em nota, o médico negou as acusações: “O dr. Renato Kalil é médico obstreta ginecologista há 36 anos, sendo um dos médicos mais reconhecidos do Brasil. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente. O parto da sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto.
Surpreendentemente, o dr. Renato Kalil começou a receber nos últimos dias ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto. A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra”
ASSUNTOS: Famosos & TV