Verstappen supera Mercedes e faz a pole na França em treino com batidas

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

19/06/2021 11h04 — em Esportes

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Max Verstappen superou as Mercedes e garantiu a pole position do Grande Prêmio da França de Fórmula 1 na manhã deste sábado (19). O piloto da Red Bull Racing anotou um tempo de 1:29:990 no circuito de Paul Ricard.

Tímido nos treinos livres de sexta (18), Lewis Hamilton ficou na segunda posição, seguido de Valtteri Bottas, também da Mercedes.

Os primeiros minutos da sessão Q1 foram trágicos para Yuki Tsunoda. O piloto da AlphaTauri rodou em sua primeira volta e bateu o carro em um dos muros do circuito, causando uma bandeira vermelha que durou cerca de dez minutos.

Após o incidente, o japonês não conseguiu tirar o carro do lugar e acabou abandonando a sessão em último lugar.

Com bandeira verde, chamou a atenção a classificação para o Q2 de Mick Schumacher, da Haas. O filho do multicampeão da categoria conseguiu pela primeira vez na temporada se colocar entre os 15 mais rápidos.

A alegria do alemão durou pouco: ele bateu nos segundos finais da sessão e gerou uma nova bandeira vermelha, prejudicando principalmente Lance Stroll, da Aston Martin, que vinha em volta rápida e ficou sem tempo.

Nicholas Latifi, Kimi Raikkonen e Nikita Mazepin foram os outros eliminados do Q1. O mais rápido, por outro lado, foi Verstappen, que anotou volta em 1:31:001. Ele foi seguido de Hamilton e Perez.

A segunda parte do treino reuniu apenas 14 pilotos, já que Mick não conseguiu retornar à pista diante dos danos em sua Haas. Sem grandes incidentes, o destaque ficou para Bottas, que anotou a volta mais rápida em um tempo de 1:30:735.

Os eliminados da vez —além do filho de Schumacher— foram Ocon, Vettel, Giovinazzi e Russell.

A sessão final que decidia o grid começou com Verstappen líder nos primeiros cinco minutos, seguido de Hamilton. Nas últimas voltas dos pilotos, a marca mais rápida ficou com o próprio piloto da Red Bull.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes