Sou um jogador de futebol e sou gay, diz australiano Josh Cavallo

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

27/10/2021 10h37 — em Esportes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Josh Cavallo, meio-campista australiano do Adelaide United, tornou-se o único jogador de futebol atualmente em atividade numa liga de elite nacional a ter se declarado gay publicamente.

Nesta quarta-feira (27), o atleta de 21 anos publicou um vídeo e um texto nas suas redes sociais em que diz se sentir finalmente confortável para falar sobre sua orientação sexual. "Eu sou um jogador de futebol e sou gay", resumiu.

"Foi uma jornada chegar a esse ponto da minha vida, mas eu não poderia estar mais feliz com a minha decisão de assumir", afirmou. "Tenho lutado contra minha sexualidade há mais de seis anos e estou feliz por poder deixar isso de lado."

Poucos jogadores na elite do futebol se declararam gays durante suas carreiras. Andy Brennan, que também atuou na primeira divisão da liga australiana, falou sobre o tema em 2019, ainda em atividade, quando já atuava num nível inferior.

Alguns outros revelaram sua orientação sexual após a aposentadoria. O mais famoso deles foi o alemão Thomas Hitzlsperger, que atuou em clubes como Aston Villa, Stuttgart, Lazio, West Ham, Wolfsburg e Everton e disputou a Copa do Mundo de 2006. Ele se aposentou em 2013 e um ano depois abordou o assunto publicamente.

Robbie Rogers, americano que atuou pelo Leeds, contou que é gay ao se aposentar, em 2013, e depois retornou a campo nos EUA com o LA Galaxy -inclusive venceu a MLS Cup.

"Sendo um jogador de futebol gay, tive que aprender a mascarar meus sentimentos para me encaixar no molde de um jogador de futebol profissional. Crescer sendo gay e jogar futebol eram apenas dois mundos que não se cruzavam antes. Eu vivi minha vida presumindo que esse era um assunto sobre o qual nunca se falaria", disse Cavallo.

O sindicato dos jogadores profissionais da Austrália afirmou que o gesto do atleta foi um "momento maravilhoso" para ele, o esporte e a comunidade LGBTQIA+.

Alguns jogadores renomados, como o espanhol Gerard Piqué, do Barcelona, e o francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, compartilharam a publicação do australiano e o elogiaram. Perfis da Juventus, do Arsenal e do Barcelona, entre outros, fizeram o mesmo.

Cavallo, que também foi apoiado institucionalmente pelo seu clube, com decalarações de suporte do presidente, do treinador e de um companheiro de time, comentou o fato de que muitos outros atletas ainda precisam viver em silêncio sobre sua orientação sexual.

"Quero ajudar a mudar isso, mostrar que todos são bem-vindos no jogo de futebol e merecem o direito de serem autênticos", disse. "É espantoso saber que atualmente não há jogadores profissionais de futebol gays em atividade, não apenas na Austrália, mas em todo o mundo. Esperançosamente, isso mudará em um futuro próximo."

"À medida que o futebol continua se expandindo, quero ajudar a evoluí-lo ainda mais e deixar que outros jogadores na minha situação sintam que não estão sozinhos", completou.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes