Compartilhe este texto

Próxima edição do Paulistão vai apresentar série de medidas antiviolência

Por Portal Do Holanda

17/08/2015 5h43 — em
Esportes




O Campeonato Paulista de 2016 vai apresentar uma série de medidas para tentar controlar a violência nos estádios. Algumas delas procuram evitar as aglomerações dos torcedores organizados nas arenas e definem multas para os organizadores dos jogos e também aos torcedores.

Os estádios que não tiverem todos os assentos numerados não vão conseguir o alvará para realização dos jogos da Série A1. Os torcedores que não respeitarem a numeração poderão ser multados. O mesmo se aplica aos organizadores do jogo: se não tomarem providências para que cada torcedor ocupe o seu lugar, também poderão ser multados. Nos dois casos, a multa varia entre 100 e 1000 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), ou seja, entre R$ 2.100 e R$ 21.250.

O projeto de lei, de autoria coletiva, foi aprovado pela Assembleia Legislativa no mês de julho e será aplicado em 180 dias, exatamente na próxima edição do Paulistão. "Um dos objetivos é fazer valer os dispositivos do Estatuto do Torcedor", afirma Fernando Capez, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. "Como consumidor, o torcedor tem o direito de encontrar seu lugar reservado no estádio no horário em que ele chegar. Isso é o mínimo", completa.

Em relação às torcidas organizadas, Capez explica que os estádios podem reservar 20% dos lugares para elas, atrás dos gols. Isso vai ficar a critério dos organizadores. "No aspecto de organização, temos de aproximar o futebol brasileiro do futebol europeu e do norte-americano", diz o deputado.

As bandeiras, um dos pontos mais polêmicos das medidas contra as organizadas, devem continuar proibidas. Os mastros são considerados como armas brancas em potencial.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes