'Perdemos a unidade', diz Raí sobre crise no futebol do São Paulo

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

21/01/2021 18h05 — em Esportes

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O executivo de futebol do São Paulo, Raí, se manifestou na tarde desta quinta-feira (21) sobre a derrota por 5 a 1 para o Internacional, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O dirigente acredita que a equipe comandada por Fernando Diniz "perdeu a unidade" nos compromissos mais recentes da temporada.

"Obviamente, existe a cobrança, mas tem que ser em todos os pontos. A gente vai melhorar tudo, o que a gente vai fazer, o que tem que ser feito, o que tem que ser falado vai ser da minha experiência. Tem que melhorar em todos os detalhes. Mais que isso, o nosso time sempre foi muito agrupado dentro de campo, sempre ganhando os rebotes. A gente, de alguma forma, por diversos motivos, acabou perdendo isso, perdeu a unidade em campo mesmo. O Diniz está buscando isso no dia a dia, a cada palestra, a cada vídeo", afirmou.

"Se tem algum ponto que a gente pode falar, é que os jogadores têm cada vez mais chances de recuperar essa confiança. É muita coisa no futebol. Estamos todos muito juntos para buscar a recuperação", acrescentou.

O dirigente são-paulino ainda descartou a possibilidade de uma demissão de Fernando Diniz em meio à crise no futebol. O tricolor paulista foi eliminado pelo Grêmio na semifinal da Copa do Brasil e perdeu a liderança do Brasileiro para o Internacional. Questionado sobre a possível demissão do comandante, que já foi pauta em outras oportunidades, o executivo de futebol se manifestou:

"Tanto a conversa depois do jogo como hoje pela manhã, quando a diretoria se reuniu com o próprio Diniz aqui, internamente, a gente viu o que pode ser feito, o que pode ser melhorado. Quando você tem uma queda de rendimento, quando você chega ao nível que chegou e tem a queda que teve, não tem uma razão apenas. Atingiu a nossa confiança naquela derrota para o Grêmio. Para recuperar, só trabalho. O Diniz sabe fazer isso e vai fazer muito bem", avaliou Raí, que ainda descarta a existência de problemas extracampo no Morumbi.

"Nenhum problema fora do campo, a gente vê inclusive com o Diniz todas as alternativas que ele treina. O time passou a ser muito visado e estudado. O Diniz continua dando várias alternativas e é dentro de campo. A gente tem um jogo na quarta e tem um jogo no sábado, às 19h, contra o Coritiba. A gente tem que recuperar tudo o que fez de bom até aqui e recuperar para que a gente deixe de ser um time visado".

Confira, abaixo, outros trechos da entrevista coletiva de Raí:

Briga entre Fernando Diniz e Tchê Tchê: "Começando pela segunda parte da pergunta, o Diniz e o Tchê Tchê já é caso resolvido. O Diniz reconheceu, falou com o Tchê Tchê, o elenco, diretoria. Isso foi superado, dá para ver no dia a dia".

Cobrança sobre o São Paulo: "Um clube como o São Paulo sempre vai ser cobrado. O que a gente fizer tem que ser sempre decidido de forma interna para achar o caminho da recuperação".

Crises anteriores: "O São Paulo teve essas eliminações que foram em torneios eliminatórios, sem chances de recuperação. O jogo contra o Fortaleza lá e aqui. A gente sabe a ambição do Flamengo. O São Paulo conseguiu ganhar do Flamengo no Maracanã e aqui, encantando pela forma que jogou. A gente tem sete jogos pela frente, tem tudo para recuperar. A gente já teve algumas baixas, alguns momentos complicadíssimos como esse. Foram nesses momentos que a gente reagiu melhor, tem que ter uma reação e a gente tem que segurar até o final nesse tiro curto".

Demissão de Diniz seria diferente de demitir Aguirre: "Assumi que pode ter sido um erro, tinha outros motivos. São momentos diferentes, pessoas diferentes, profissionais diferentes. Assumi que foi um erro, tinha as motivações, mas não justificava o que foi feito. Tudo o que o Diniz fez até aqui só dá crédito para que ele continue e dê a volta por cima".

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes