Compartilhe este texto

Jogadoras do América-MG acusam árbitro de assédio na abertura do Brasileiro

Por Folha de São Paulo

23/03/2025 15h30 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Quatro atletas do América-MG registraram um boletim de ocorrência contra um dos árbitros auxiliares que trabalhou no confronto contra o Juventude neste domingo, em Bento Gonçalves (RS). As jogadoras denunciaram assédio sexual na partida válida pela rodada abertura do Campeonato Brasileiro feminino.

Antes do apito inicial, as atletas ouviram o árbitro dizer através do rádio comunicador que pegaria o contato das jogadoras "porque elas estavam lisinhas", fazendo referência à depilação.

Em outro episódio da partida, o mesmo árbitro auxiliar insinuou a uma atleta do América-MG que uma jogadora do Juventude estava grávida desde o passado após ela sofrer com náuseas e vômito durante o confronto.

Na súmula da partida, o árbitro principal relatou a abordagem policial após o término da partida. "A equipe de arbitragem acompanhou os policiais até a delegacia de policia da cidade do jogo (Bento Gonçalves) para prestar esclarecimentos. Foi feito um registro policial", descreveu o documento.

O UOL apurou que a Comissão de Arbitragem da CBF está ciente do ocorrido, solicitou os relatórios de todas as partes para tomar medidas cabíveis administrativas.

Em contato com a reportagem, o América manifestou repúdio e prometeu enviar um ofício à CBF relatando o ocorrido e pedindo que as medidas cabíveis sejam tomadas.

VEJA A NOTA DE AMÉRICA-MG

O América Futebol Clube vem a público manifestar seu profundo repúdio e indignação diante de um episódio repugnante ocorrido neste sábado (22), na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro Feminino.

Após a partida contra o Juventude, em Bento Gonçalves, atletas de nossa equipe registraram um boletim de ocorrência e prestaram queixa em uma delegacia da cidade contra um dos árbitros auxiliares do jogo. Antes do início da partida, através do rádio comunicador, entre seus pares de profissão, o profissional proferiu palavras e piadas de cunho sexual, se referindo às nossas atletas, em um comportamento absolutamente inaceitável e que configura grave ofensa.

O Clube confia que as autoridades competentes atuarão com rigor na apuração dos fatos e na aplicação das sanções ao agressor. Na próxima segunda-feira (24), enviaremos um ofício à CBF, relatando o ocorrido e colocando-se à disposição para colaborar com as investigações e com a implementação de medidas que previnam a reincidência de casos como este.

O América Futebol Clube reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente esportivo respeitoso e livre de qualquer forma de violência ou discriminação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes