Emerson Leão diz ser contra técnicos estrangeiros e causa climão em evento com Ancelotti
O ex-técnico da Seleção Brasileira Emerson Leão causou um climão durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, realizado nesta terça-feira (4). Ao lado de Carlo Ancelotti, atual comandante da Seleção, Leão criticou a presença de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro, surpreendendo os organizadores do evento e a CBF.
Campeão mundial como goleiro em 1970, Leão afirmou abertamente que “não gosta de treinadores estrangeiros” atuando no país, embora tenha reconhecido que a culpa pela “invasão” seria dos próprios profissionais brasileiros.
“Eu sempre disse que não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Antes eu falava que não suportaria. Não mudo a minha opinião. Mas tenho que ser inteligente o suficiente pra dizer que há um culpado: nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros técnicos que não têm nada a ver com isso”, declarou.
Apesar do tom crítico, Leão encerrou o discurso com um pedido de desculpas e um voto de confiança a Ancelotti. “Me desculpe, mas vale a pena. Você tem tudo para se tornar uma pessoa muito importante para os brasileiros. Então, boa sorte no seu futuro. Boa sorte para você também”, concluiu.
Durante o evento, Ancelotti ainda teve que ouvir o técnico Oswaldo de Oliveira falar que quer um brasileiro no comando da Seleção. “Quando o Ancelotti for embora depois de ser campeão, tomara que volte um treinador brasileiro ao comando da Seleção Brasileira”, disse.
As falas pegaram de surpresa tanto Ancelotti quanto os representantes da CBF e da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (FBTF), responsável pela organização do fórum. A avaliação interna foi de que o episódio gerou um “climão” desnecessário, especialmente por Ancelotti ter sido apresentado como convidado de honra da cerimônia.
Apesar do constrangimento, Ancelotti reagiu com elegância, não respondeu às críticas deixando o local sem demonstrar incômodo.
O discurso de Leão repercutiu nas redes sociais e foi duramente criticado por internautas, que saíram em defesa do técnico italiano.
Veja também
ASSUNTOS: Esportes