Brasileira tem fratura em montanha e é resgatada por recordista mundial

A biomédica Caroline Toledo viveu momentos dramáticos ao sofrer uma fratura exposta na perna esquerda a apenas 20 metros do cume do Pico de Itaguaré, na serra da Mantiqueira, durante uma travessia preparatória para escalar o Pico Lenin, na Ásia Central. O acidente ocorreu no último dia da expedição Marins-Itaguaré, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
O resgate, que durou 13 horas e meia, foi liderado por Maximo Kausch, alpinista recordista mundial em subidas de montanhas acima de 6 mil metros, que coincidentemente passava pela trilha com outro grupo. Ele ajudou na imobilização improvisada da perna e chegou a carregar Caroline nas costas por duas horas até um local acessível para o socorro.
O helicóptero de resgate não conseguiu pousar por conta da baixa visibilidade, forçando a equipe a prosseguir a pé, mesmo com risco de necrose devido à má circulação no pé lesionado. Ao final do percurso, Caroline foi encaminhada de ambulância a um hospital e depois transferida para São Paulo, onde passou por duas cirurgias para correção de fraturas, ligamentos e tendão rompidos.
A recuperação será longa: seis semanas para apoiar o pé no chão, três meses para andar normalmente e seis meses até retomar as atividades esportivas. Apesar da frustração de ter que cancelar a expedição ao Pico Lenin, Caroline comemora o apoio recebido e o fato de não ter sofrido sequelas mais graves.

ASSUNTOS: Esportes