Compartilhe este texto

Montenegro apoia veto e alerta Fla sobre Vinícius Jr: ‘Pessoal ficou chateado’

Por Agência O Globo

15/02/2018 17h02 — em
Esportes



O "chororô" ainda ecoa entre os alvinegros. Inclusive entre os mais influentes. Um dos principais apoiadores da candidatura de Nelson Mufarrej e presidente do Botafogo entre 1994 e 1996, Carlos Augusto Montenegro partiu para o ataque. Ele qualifica como deboche o gesto de Vinícius Júnior e vê a participação de dirigentes rubro-negros no ato.

- Não foi só o Vinícius. Ele nem viu isso nascer. Foi estimulado. E você vê que ninguém da direção se desculpou até hoje. Ou seja: foi premeditado - diz, com convicção. - Por ter jogado melhor e marcado três gols, o Flamengo já tinha humilhado o Botafogo. Não precisava do deboche.

O gesto do jovem atacante virou um incidente institucional. A direção do Botafogo decidiu fechar as portas do Nilton Santos para a final da Taça Guanabara, entre Boavista e Flamengo. Montenegro apoia a decisão.

- Sou totalmente a favor. Não só pelo gesto do Vinícius, mas para preservar o estádio. No último jogo do Flamengo pela Sul-americana (a final contra o Independiente), 10 mil pessoas invadiram e saquearam o Maracanã. Imagina o que fariam no Nilton Santos? O Real Madrid não empresta seu estádio para o Barcelona e, lá, isso não é visto como amoral - afirma Montenegro. - Aliás, já está na hora do Flamengo ter seu estádio próprio. É muito feio ficar mendingando pelo dos outros. Ele até tem um agora. Mas que, pelo visto, é bem vagabundo. Soube que as torres de iluminação caíram por causa da chuva.

Existe a possibilidade de o Fla-Flu, do dia 24, pela Taça Rio, ser no Nilton Santos. Afinal, o Maracanã ainda estará fechado para o futebol e os dois clubes enfrentam dificuldades em encontrar um estádio fora do Rio. Numa espécie de alerta, Montenegro opina que o ideal seria o Rubro-negro não jogar no estádio tão cedo. Principalmente com Vinícius Júnior.

- Eu não estou no dia a dia do Botafogo. Mas sei do esforço que eles estão fazendo por lá. Então fica difícil opinar. Mas acho que seria prudente o jogo não ser lá. Veja bem, não é pelo Fluminense. É pelo Flamengo. Há muito tempo que a relação já é marcada por confusões, deboche. Não seria prudente. Como acho que o Flamengo deveria tomar todo cuidado com o Vinícius Júnior. Eu sei que o pessoal ficou bastante chateado com ele. Tem que ver se o Flamengo recebeu já todas as parcelas pela venda para o Real Madrid. E você sabe como é o futebol, né? Um esporte de contato.

Apesar dessa declaração, Montenegro culpa Vinícius Júnior por acirrar a violência entre as torcidas com seu gesto. Ele lembrou que, nos últimos anos, torcedores tem sido mortos em brigas. Um dos casos mais emblemáticos foi o do alvinegro Diego da Silva dos Santos, atacado com um espeto de churrasco há um ano.

- Aí como faz? Leva o Vinícius Júnior lá no enterro para fazer chororô?

O veto ao Nilton Santos para a final da Taça GB fez o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) entrar em cena. Ele decidiu que, caso o Boavista (mandante da partida) desejasse, o Botafogo seria obrigado a abrir as portas do estádio sob pena de pagar multa de R$ 500 mil. O órgão entrou na mira da artilharia de Montenegro.

- O procurador (André Valentim) que entrou com isso o fez a pedido da Federação. Mas ele é flamenguista doente e persegue o Botafogo há 12 anos. A Federação, o Tribunal e a Procuradoria não pagam as contas do Nilton Santos. Quem paga é o Botafogo. Então podem ameaçar, fazer o que quiserem. Mas quem decide é o Botafogo. Quero ver se fariam isso em São januário na época do Eurico. - questiona o ex-dirigente, que ainda brinca com o documento do TJD. - O pior disso tudo é o Tribunal e a Federação não saberem o nome do Boavista, filiado há um tempão (no documento conta Boa Vista Futebol Clube, ao invés do correto Boavista Sport Club).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes