Siga o Portal do Holanda

Cura na Natureza

Conheça os riscos e benefícios de consumir erva mate

Publicado

em

Foto: Pixarbay

O mate é apreciado por vários países da America do Sul, e pode ser consumido quente ou frio. Mas você conhece os benefícios dessa iguaria? E os risco do consumo excessivo?. O VIX.com fez uma listinha.

Câncer

Um estudo publicado na revista médica Head and Neck, sugere que o consumo excessivo de erva mate pode ser fator determinante para a ocorrência de câncer de esôfago, boca e garganta.

Hipertensão

De acordo com a Mayo Clinic, a erva mate contém cafeína suficiente para aumentar a pressão arterial para níveis não recomendados. Por este motivo, seu uso é contraindicado para quem sofre de hipertensão.

Doenças do fígado

Uma investigação realizada em 1967 e publicada no Journal of Clinical Pathology mostrou que a ingestão excessiva de erva mate ao longo pode aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças hepáticas. Então, se você tem um fígado delicado, é melhor optar por outra infusão.

Benefícios da erva mate

Apesar dos possíveis riscos, a erva mate pode promover diversos benefícios para a saúde, como rejuvenescimento do organismo (devido à sua abundância de antioxidantes), melhora da concentração, da digestão, além de fortalecer a saúde cardiovascular e evitar doenças respiratórias, como a sinusite.

A erva mate, portanto, tem benefícios e riscos. Isso não significa que você deve abandonar seu consumo, mas sim ter informações para ingerir a erva de forma mais moderada e consciente.

Moro é 'vitima' de delações reais e não premiadas

Para compartilhar esteconteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.