Relembre medidas contra Covid-19 que devem ser cumpridas no domingo

Por EBC / Portal do Holanda

28/11/2020 19h44 — em Eleições

Foto: Tânia Rego /EBC

Partiu, votar! Nesse domingo ocorre o 2º turno das eleições em 57 municípios do país. E para incentivar a população a participar do processo eleitoral, nesta sexta-feira, 16 clubes de futebol da série A participaram de ação do Tribunal Superior Eleitoral nas redes sociais para incentivar o comparecimento às urnas.

O TSE reforça que o movimento é totalmente apartidário e mostra um compromisso da sociedade com as eleições.

37 milhões de brasileiros vão escolher o futuro prefeito neste 2º turno. Lembrando que quem não votou no 1º turno, pode e deve comparecer às urnas neste domingo. Mesmo quem ainda não justificou a ausência, que tem até 14 de janeiro para informar ao TSE.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos, sendo facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e para quem tem 16 e 17 anos.

Os protocolos sanitários para evitar a contaminação pela Covid-19 vão continuar nas seções eleitorais. O uso da máscara é obrigatório pelo eleitor. Quem estiver sem ela será proibido de entrar nas seções.

Além desta proteção, os mesários usarão protetores faciais. A recomendação ainda é que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Não esqueça também do documento de identificação com foto.

Não é permitido ao eleitor se alimentar, beber líquidos ou qualquer ação que necessite retirar a máscara. Reforçando que é proibido usar o celular na cabine de votação.

Depois do pequeno atraso na divulgação dos resultados, o TSE reforçou que foram realizados testes adicionais nos sistemas de soma de votos e de divulgação. Mais de 94 mil urnas serão utilizadas na votação.

As urnas eletrônicas não são conectadas à internet, não sendo vulneráveis a nenhum ataque cibernético. O tribunal reiterou o compromisso com a transparência e com a segurança do processo eleitoral.

Se ainda há dúvidas sobre em quem votar, você pode acessar as informações sobre os candidatos e seus programas de governo na plataforma Divulgacand no site justicaeleitoral.jus.br.


+ Eleições