Compartilhe este texto

Presidente do TRE-AM destaca importância do voto no segundo turno

Por Portal Do Holanda

27/11/2020 13h37 — em
Eleições


'A veracidade das eleições, através do voto efetivo e consciente de todos os eleitores, constitui pressuposto inafastável da legitimidade do mandato eletivo', ressalta Thury. Foto: Mário Oliveira/TJAM

Manaus/AM - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, divulgou pronunciamento sobre a importância do comparecimento às urnas no próximo domingo (29), data do segundo turno das eleições municipais.

Cerca de 1.331 mil eleitores estão aptos a participar da votação, que deverá seguir as normas sanitárias recomendadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o novo coronavírus.

Na mensagem, que deverá ser veiculada em emissoras de TV de Manaus na noite de sábado, o presidente ressalta que "a veracidade das eleições, através do voto efetivo e consciente de todos os eleitores, constitui pressuposto inafastável da legitimidade do mandato eletivo".

"Apenas assim, o número de abstenções, votos nulos e em branco, que tanto desvirtuam as eleições e o próprio sistema democrático, deixará de ocorrer; ou seja, quando houver o convencimento de que o exercício do voto é mais do que um direito, é um dever político", acrescentou Thury.

Após o primeiro turno, ex-candidatos se manifestaram pela anulação do pleito e pela retomada do voto impresso, estratégia que eliminaria possibilidade de fraudes no sistema de apuração.

A suspeita de irregularidades ganhou força após o ataque de hackers ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE). O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, informou que a tentativa não causou alterações no sistema de apuração.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Eleições

+ Eleições