Mais de 30% dos eleitos em Manaus declaram vereador como profissão

Por Portal do Holanda

20/11/2020 10h51 — em Eleições

Foram 24 os vereadores eleitos que declararam de cor parda - Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Manaus/AM – Entre os 41 vereadores eleitos à Câmara Municipal de Manaus (CMM) no último dia 15 de novembro, algumas informações estatísticas disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são dignas de registro.

A primeira delas é que a profissão mais declarada pelos candidatos é a de vereador, onde 13 dos eleitos - equivalente a 32% dos integrantes da CMM. Em seguida vem a profissão de empresário, com nove candidatos, equivalente a 22%. Foram oito aqueles que optaram declarar outras profissões e constituem 19% dos 41 assentos da CMM.

No quesito raça/cor, a maior parte dos candidatos se diz parda. Foram 24 que assim optaram e constituem 58% dos assentos. Apenas um candidato se declarou de cor preta e 14 se disseram da cor branca.

A maior parte dos vereadores eleitos registrou como ensino superior completo seu grau de instrução, foram exatos 31, que perfazem 76% dos assentos da CMM. Mesmo assim, cabe registrar que um vereador se declarou com ensino fundamental completo e outro como incompleto. Dois informaram superior incompleto - 5% - e  seis com Ensino Médio completo - 15%.