Siga o Portal do Holanda

​Você costuma ficar envergonhado? Entenda o porquê

Publicado

em


Quando se sente que está ficando corando/vermelho, tentar conter é a melhor forma de intensificar a vermelhidão nas bochechas e, por vezes, no rosto todo.

Quando se sente envergonhado ou desconfortável com algum assunto, o seu sistema nervoso emite um sinal aos músculos do rosto instruindo-os a relaxar, o que faz com que pequenos vasos sanguíneos na sua pele dilatem e deem um aspecto corado/avermelhado às suas bochechas, explica Corine Dijk, psicóloga clínica da Universidade de Amesterdam, à revista Time.

Se tem pele clara, quando chora, o vermelhidão será mais visível do que se tivesse uma pele mais escura. Algumas questões hormonais ou anatômicas também podem fazer com que seja mais propenso a ficar corado, explica o Peter Drummond, cientista social e pesquisador do tema na Universidade australiana de Murdoch.

O desconforto social provocado por sentimentos de vergonha, culpa ou desconforto (ou a combinação dos três) são os fatores que mais fazem as pessoas ficarem vermelhas.

Entre outros fatores apontados pelos especialistas ouvidos pela Time encontram-se ainda: as companhias, uma vez que quando se sente inferior perante as pessoas à volta, a probabilidade de ficar vermelho aumenta; fobias sociais; ser alvo de escrutínio; ou quando alguém mantém contato visual prolongado consigo.

Um dos especialistas aponta que ficar corado também pode ter vantagens, uma vez que quando as pessoas notam que estamos vermelhos em determinada situação que nos deixou envergonhados, vão considerar-nos mais “confiáveis e verdadeiros”

+

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.