Compartilhe este texto

Produção manufatureira dos EUA fica estável em setembro

Por Reuters

03/12/2025 11h22 — em
Economia



WASHINGTON, 3 Dez (Reuters) - A produção manufatureira dos Estados Unidos ficou inalterada em setembro em meio às tarifas sobre as importações.

A leitura estável divulgada pelo Federal Reserve nesta quarta-feira seguiu-se a um ganho não revisado de 0,1% em agosto.

Economistas consultados pela Reuters previam que a produção do setor, que responde por 10,1% da economia, aumentaria 0,1%. A produção nas fábricas aumentou 1,5% em setembro na comparação anual.

A produção manufatureira cresceu a uma taxa anualizada de 1,3% no terceiro trimestre, desacelerando em relação ao ritmo de 2,4% de abril a junho.

A divulgação do relatório foi adiado por uma paralisação recorde de 43 dias do governo. O setor de manufatura tem sido prejudicado pelas tarifas do presidente Donald Trump, mas um aumento nos gastos com inteligência artificial tem sustentado outros setores.

Trump defendeu as tarifas como necessárias para reavivar a base industrial dos EUA, há muito em declínio, embora os economistas argumentem que esse esforço não pode ser realizado em um curto período de tempo, citando os altos custos de produção e mão de obra como um dos desafios.

A produção de veículos automotores e peças diminuiu 2,2% em setembro, depois de ter avançado 3,0% em agosto. A produção de bens duráveis aumentou 0,1%, enquanto a de não duráveis caiu 0,1%. A produção do setor de mineração ficou inalterada, depois de ter avançado 0,4% em agosto.

A produção de serviços públicos teve alta de 1,1%. A produção industrial geral subiu 0,1%, depois de cair 0,3% em agosto, com ganho de 1,6% na comparação anual.

(Reportagem de Lucia Mutikani)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia