A médica que retirou do reto de pacientes vibradores, manga, garrafa e um coco.

Por Portal do Holanda

07/12/2014 10h33 — em

O assunto que vamos abordar hoje, envolve algo que todo mundo tem, alguns gostam e outros nem tanto. A especialidade de minha convidada é a Proctologia, área que trata do intestino grosso, reto e o famoso orifício anal, vou chamá-lo de “koo”. O intuito maior é alertar os navegantes para as doenças benignas que podem evoluir para um câncer de reto. Constipação intestinal, hemorroida grau 1.2.3.4, pólipo, prurido, cirurgias, curativos, colonoscopia, fissuras, sexo e outros assuntos: “Dra, você já retirou coisas estranhas de um reto? - Já. Desodorante,  creme hidratante,  vibradores, manga, garrafa de refrigerante e até um coco”. Com muita maestria, Gabriela Fernandes, cirurgiã plantonista no 28 de Agosto – conceituadíssima em sua área, tira dúvidas pertinentes, e até triviais, tudo para que o leitor deste Veículo de Comunicação esteja atento e esclarecido sobre a sua famosa saída retal.

PORTAL DO HOLANDA ADVERTE: USE CAMISINHA <3

“SANGRAMENTO ANAL AINDA É O QUE MAIS NOS PREOCUPA”

Fotos: Taiane Sales

Quanto tempo sendo especialista dessa área bem peculiar do corpo do ser humano?

Quase 7 anos.

Sempre foi uma área que você teve vontade de trabalhar ou foi algo puxando para o lado da remuneração?

Quando você entra para a cirurgia geral, existe um leque de opções, a gente foca no que vai dar maior rentabilidade.  Por um lado existe querer fazer algo que te agrade, mas por outro lado a gente vai para a questão rentável. Pelo fato de eu ser mulher, isso foi aos poucos, é uma área que as mulheres ainda têm muita vergonha de procurar um médico homem, isso me fez ir para o lado desta especialidade. Fui gostando. No lugar que fiz a cirurgia geral, em Brasília, no total de 3 pessoas duas delas, mulheres, eram proctologistas e elas começaram a me incentivar. Uni o útil ao agradável.

Cuidar dessa área é algo bem delicado, neah?

Muito.

Você acabou vindo para a proctologia para facilitar o acesso das mulheres que sentem vergonha?

Sim, as mulheres têm muita vergonha.

Existe preconceito em procurar um proctologista?

Muito, Vivi, muito. Tanto preconceito de mulheres quanto de homens e também homossexuais.  As pessoas tem medo do exame físico, alguns sentem muita vergonha. É uma questão cultural.

O exame dói?

Não. O exame não dói.

Precisa relaxar, óbvio?!!!

Precisa, a princípio é necessário pegar confiança pelo médico que vai cuidar de você. O exame exige que a pessoa fique relaxada. Nosso papel é deixar o paciente bem à vontade.

A pessoa fica de ladinho ou de 4?

Exatamente. Existem essas duas formas de examinar o paciente, a de ladinho e a posição de CIMS.

Que posição é essa?

Bumbum para cima, Vivi  ^_^

Esse é o de praxe?

Não, de lado é bem mais agradável e muito mais confortável para o paciente.

De primeiro, que você analisa no paciente?

Primeira coisa: deixar o paciente à vontade. A grande maioria chega bastante constrangida, principalmente os homens. Homossexuais e mulheres já chegam mais relaxados. Primeiro de tudo é saber qual é a queixa do paciente.

Quais as queixas mais triviais?

Sangramento anal.

*O*

 O sangramento anal ainda é o que mais nos preocupa.

Sangrou já deve correr para o proctologista?

Sangramento anal  a gente sabe que o principal motivo  - de maior importância, é o câncer de reto.  Sangrou já deve ficar atenta, mas existem outras causas que são benignas.

Quais?

Hemorroidas, fissuras, são doenças benignas do canal anal que podem sangrar.  Nossa preocupação é que muitas pessoas não procuram o médico  pelo fato de estar sangrando e achar que é uma hemorroida. Câncer de reto também sangra e tem os mesmos sintomas das doenças benignas.

Como os proctologistas chamam o koo? :PPPP

A gente chama de ânus, é o nome dele normal, rsrsr.

Ânus? Acho tãoooo comum essa palavra e feia G_G

Tu achas? Mas é normal. O nome é ânus.

Achei que você diria orifício anal ¬¬

Rsrsrsrsrsrrs, pode chamar de canal anal também.

O canal anal é UMA SAÍDA você fez questão de frisar isso pra mim

Sim, um orifício por onde você vai eliminar as coisas que não são benéficas para o organismo.   Ingere o alimento, faz a digestão e tuuuuuudo que não é benéfico para o organismo vai ter que ser eliminado.

E quem não consegue fazer o Número 2?

Isso é um grande problema aqui para a nossa região.  Constipação Intestinal é a outra queixa muito comum no consultório, a prisão de ventre vulgarmente falando.

Eu comecei a praticar Muay Thai por causa de constipação!!!

 Exatamente, um dos tratamentos é a pessoa se movimentar mais.  Pacientes idosos acamados passam até 15 dias sem evacuar.  O problema  maior é a alimentação. Farinha, condimentos, a falta de hábito de comer verduras, legumes, saladas, cereais, falta de água, aveia.  Nossa temperatura é em média de 38, 39 graus as pessoas não bebem água.  

Na hora que a coisa deve sair, não sai???

Exatamente, tem que beber no mínimo 2 litros, resseca resseca.

Da constipação dá um salto para hemorroida?

Com certeza.  

O que é hemorroida?

É uma varize anal, são veias dilatadas no canal anal.  Essas varizes todos nós temos,  são veias próprias do reto. Em algumas pessoas isso vira a doença hemorroidaca.  

NUSSSS!

Quando essa veia dilata é que surge o sangramento, o inchaço, a dor.  Muitas das vezes enche o vaso de sangue.  

A hemorroida chega a ficar fora do ânus?

Fica.  

E se a pessoa puxar???????

No esforço evacuatório ela vem para fora,  a hemorroida interna ela tem uma classificação. Elas vão de 1 ao 4º grau. Essa classificação depende do quanto ela se exterioriza no canal anal. Não pode puxar u_u

Hmmmmm

Ela pode ficar lá dentro ou vem totalmente para fora quando a pessoa faz força.

Esse esforço repetitivo acontece por que a pessoa quer evacuar e não consegue?

Exatamente, as fezes estão ressecadas.  

Em grávida isso é muito comum?

Por dois motivos, muito comum.  A grávida ganha peso por causa do aumento do bebê e esse peso extra vai comprimindo essas veias. E a segunda causa é questão da prisão de ventre, constipação intestinal, grande maioria das grávidas passa a ter.

E quem ganha a vida sentado, plmdds???

 É um fator de piora, não que seja  uma causa direta.  A causa principal de hemorroida é hereditária. Tem pessoas que vão ao banheiro todos os dias – que não tem problema alimentar, e tem hemorroida.

PUXA VIDA

Porque a família inteira tem. O pai, a avó, a mãe, o tio,  é uma doença hereditária.  

E se não cuidar da hemorroida que acontece?

No 3º e 4º grau é tratamento cirúrgico, pois ela já fica externa. Quando ela chega nesse estágio  é incômoda, tem um nódulo externo.

A pessoa não pode sentar?

Às vzs, não. Numa crise é muito difícil.  Isso é muito delicado, precisa procurar um médico.

Eu tenho ctz que tem gente lendo nossa entrevista que tá passando por isso e se trata no balcão da drogaria U_U’

Exatamente. Primeiro de tudo por causa do preconceito, ne Vivi. As pessoas têm medo de ir ao médico, medo de conversar, nos idosos já é porque tem o medo de ter uma doença mais séria.  O que temos de alertar é que a grande maioria das doenças do canal anal é benigna.  E o câncer de reto que é o maligno  tem uma cura de 95% quando tratado inicialmente.  

QUE BOA NOTICIA!!!

 É um câncer que você opera e fica curado.  

Dra o que são os pólipos?

São  lesões benignas  que crescem na parede intestinal, na mucosa,  que vai do reto até o intestino inteiro.  Eles podem, na verdade, estar em qualquer lugar do corpo.  Na questão intestinal, na verdade, é esses pólipos – com o passar do tempo,  se eles não forem diagnosticados, se não forem retirados,  eles são retirados através de biopsia e colóndoscopia,  podem se transformar num tumor.  Daí a importância de um exame preventivo.

Isso dói?

O exame chamado colonoscopia que é um exame intestinal para avaliar se existem essas lesões e durante o próprio exame elas são retiradas, não dói.  

E no exame do reto?

 O exame do reto que a gente faz no consultório ele é utilizado para examinarmos o canal anal,  são 3 centímetros da borda externa para dentro.  É o toque retal, é passado um espetro pra avaliar aquela região.

Você coloca a mão?

O total do reto são de 18 a 20 cm,  não tem como avaliar 18 centímetros  tudo no consultório. A gente sempre pede dois exames: colonoscopia e a retossigmoidoscopia.

Reto o qqqqqqqqqq???

Retossigmoidoscopia.   Exame para apenas olhar o reto ou  o intestino por completo.  A colonoscopia é um exame completo, é feito sob anestesia. A pessoa precisa de um preparo... usa-se luvas.

Precisa tomar um laxante antes?

Exatamente.  Nós acumulamos fezes no intestino e para fazê-lo é necessário que exista todo um preparo de dois dias usando um laxante para limpar.

Digamos que a saúde da pessoa seja 100%, não existe sintoma de absolutamente nada,  quando ela deve procurar um proctologista?

Se estiver um histórico familiar de câncer, aos 40 já é a hora.  Tanto homem quanto mulher.  Mas, em média, a colonoscopia deve ser feita aos 50 anos, pois é importante que faça.  Faz parte de um check up. Veja bem, o pólipo é uma lesão silenciosa, devemos fazer este alerta.

Adriane Galisteu já teve, Ana Maria Braga também!!!

 Na Ana Maria virou câncer de reto , : ((((   e a Adriane retirou alguns pólipos. Se o pólipo não for retirado a tempo se transforma  num câncer de intestino ou de reto,  dependendo do local aonde esteja.  A colonoscopia é preventivo e curativo. É durante o próprio exame que você retira o pólipo.

E como retira a hemorroida?

Com cirurgia quando ela é externa, do tipo 4º grau,  volumosa, somente operando,  mas hemorroidas internas  que estão dentro do canal existem alguns pequenos procedimentos.

Quais?

Cauterização,  crioterapia e também a ligadura elástica.  

Você disse que ânus é uma saída, até frisou, mas tem gente que introduz objetos U_U Isso é permitido?

Na verdade não é permitido.

Não éeeeeeee?????? Kkkkk

Rsrsrsrsrsrsr, não.

Não é permitido, aham...

Essa Vivi, meodeos rsrsrssr

E aih se tem gente que introduz!??!!?

Não foi feito para isso, Vivi,  tanto que é um orifício de saída.  (Ela enfatiza essa “saída”. Agora eu queria muito demonstrar a cara que ela faz quando pressiono esse assunto, Dra Gaby quer mohhherrrrrrr kkk, só pergunto o que o povo quer saber, oras). Ele é saída e não entrada.

E o sexo anal ? ¬¬

Podem existir alguns traumas na região.

Quais traumas????

Fissuras, principalmente, neam,  e hemorroidas. Algumas  vezes as pessoas que já têm hemorroida não é muito adequado que se faça o Coito Anal, pois pode machucar e incomodar mais ainda.

E se fizer com cuidado?

Viiiiiiiiiiiviiiiiiiie.

Kkkkkkkkkkkk responde, Gaby.

Ai, meodeos. Não é indicado!!!!

Não é indicado, mas essa pratica existe e muito, você sabe -.-

É verdade, é verdade. A grande maioria pratica.  Ela existe, mas a gente não prescreve.

Não prescreeeeeeeeeeeeve????

Nãoooo, menina plmddssssssssss

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rsrsrsrsrsr ai meldelsssssss

Ok, digamos que vcs prescrevessem e fosse algo “permitido”, que tipo de objeto poderia ser introduzido no ânus?

Na verdade nenhum.........!!!!

Kkkkkkkkkkkkkkk

Rsrsrssrsrrs, Vivieeeee ...menina, olha essas perguntas. Ai, gzos.

Poxa Dra dizer que “na vdd nenhum” você forçou ¬¬

 Ta, Vivi, no caso do coito anal...

Hum, diga-nos hahahahahaha

 A principal coisa que  nós orientamos é que  o preservativo – como se sabe,  precisa ser utilizado por inúmeros motivos, principalmente por causa das doenças sexualmente transmissíveis.  Segunda coisa: usar lubrificante, a terceira coisa é evitar o não uso de preservativo porque o canal anal é um lugar cheio de bactérias.  É um lugar contaminado.  Se tem uma introdução do pênis no ânus ,no canal anal, no reto, sem o uso do preservativo  aquela uretra masculina  vai ser contaminada na hora do ato.

E quem faz aquelas lavagens?

Isso não impede, mesma coisa que escovar os dentes, ficar com a boca só creme dental e nada impede das bactérias estarem lá. U_U

Eu li na internet que as pessoas usam até água sanitária, quase mohi!

SÉRIOOO, VIVI? PELAMORDEDEUS AMADO!!!

 Sim, eu li.

Jura, menina????  

Kkkkkkkkkkkk  eu li U_U

Sanitário é um produto químico, não pode de maneira alguma. Algumas pessoas usam a ducha antes do coito anal.  Mas particularmente eu não sei te informar detalhes em relação a isso (Ela ri absurdamente envergonhada, pelo que a conheço quer me matar, kkkkkkk).  Vivieeeee, muda esse assunto, plmdds (Ela enfatiza o pelamordedeusssss!!!!).

Kkkkkkkkkkk

--‘ (Dra quer morrer!!).

Gaby, o sexo anal é uma conquista dentro de um relacionamento, há homens que curtem e mulheres também... Oras :p

É verdade,  o que me compete como especialista é orientar  o uso do preservativo, isso é fundamental.  Segunda coisa, é bem importante, é evitar que a coisa seja forçada porque o ânus  é um orifício, fechado,  ...

Qual é a largura dele?

Dependendo da estrutura da pessoa pode  se dilatar até 3, 4 cm no maior diâmetro. (Fiz uma pergunta que ela quis me bater e riu que chorou. Gaby, preciso confessar para o leitor, pfvr. “O pênis tem quanto de diâmetro?”).

Kkkkkkkkkkkkkk

Cancela essa parte. Vocês estão ouvindo o que essa moça está perguntando??? Meodeos do céu, Vivieee (E cobre o rosto, ela fala que a mato de rir!!!!).

*_________*

Vivi, eu me recuso a acreditar que você vai publicar isso, plmdds :jjjjj (Relaxa, Gaby, nossas entrevistas alcançam um número exorbitante de leitores justamente por fugir da formalidade. E a gente ri muito, preciso confessar que Dra Gabriela é simpaticíssima). Meninaaaaa, não sou sexóloga :pppppp

Você já retirou algum objeto estranho do reto? Viu, foi uma pergunta formalíssima ^----^

Vários, vários.

O qqqqqqq?

Desodorante,  creme hidratante,  vibradores,  há alguns casos, inclusive – publicados de trabalhos, que  já foi encontrado até garrafa de refrigerante. Eu, particularmente, na minha residência médica, havia um paciente psiquiátrico, boa parte da psiquiatria tem muito dessa questão anal, ele já havia introduzido várias coisas.

*o*

Ele já havia introduzido uma manga.

MANGAAA??

Sim. E por último ele introduziu um coco.

MISERIKOOOORDIAH

Ele é um paciente especial, já passou por diversas cirurgias.

Draaa, um coco???

Exatamente. Mas uma grande maioria introduz lâmpada incandescente.

Em tempo de queeeeeeeeeeebrarrrrr

O interessante, Vivi, que o que acontece na introdução de objetos é uma massagem na próstata. Ela está na frente do reto.  Na hora desta introdução causa prazer, é uma massagem prostática que acontece e eu quero deixar bem claro que não estou prescrevendo nada disso.

Kkkkkkkkkkk

Não pode esquecer jamais o uso do preservativo, uso de lubrificante no coito anal e o receptor deve estar relaxado.  O ânus tem um limite de dilatação e como é um músculo  que está o tempo todo fechado se for introduzido algo forçado vai machucar, vai romper e vai causar o que a gente chama de fissura traumática.

Como são essas fissuras?

Como se fossem rasgaduras na borda anal, isso causa dor, rasga o ânus e sangra.  É como se fosse um rompimento da prega anal.

E na galera mais jovem esse cuidado deve ser redobrado, neah?

O que temos encontrado bastante no consultório  são os jovens e principalmente os adolescentes com HPV,  Papilona Virus – que são as verrugas que acometem a genitália e que podem ir também para o ânus.  Existe HPV na área externa e dentro do canal anal.  Dentre os inúmeros motivos para se usar o preservativo é importante salientar que o não uso dele pode ser contraído o HPV.

 Pode ser feito uma autoanalise usando o espelho?

A pessoa não está sentindo nada?

Digamos que não.  

O normal são as pregas convergentes, é um orifício circular, a coloração do ânus normalmente é mais  escura do que o resto da região do corpo  e dentro do canal há uma  diferença: não é a mesma pele do lado de fora.

E como éeeee?

Dentro do canal é uma mucosa,  é como se fosse a parede da bochecha – d0 lado interno,  é molhada, úmida, avermelhada e produz muco, produz catarro.

NUSSSSS!!!

É uma parede bem lisa e molhada, a parte interna do canal anal. Do lado de fora é importante você saber que não deve existir nada.  Se incluir algum carocinho ou algum nódulo é ideal que procure um especialista  para  saber do que se trata.

Vamos recapitular. Sentiu dor para evacuar ou algum sangramento!!??

 Dor e sangramento são dois motivos principais para procurar um especialista.  

É caro uma consulta?

Não. Ainda que sejamos uma média de 10 profissionais para quase 3  milhões de habitantes somos poucos.

Em média você atende quantas pessoas?

No Sistema Público  uma média de 20 pacientes por tarde.  

É necessário passar por algum questionário?

Não.

Depois que você faz algumas perguntinhas - de praxe, que fazem parte da consulta, você consegue identificar quando o paciente está mentindo?

Dá pra sentir, :ppppppppp Mas infelizmente, pelo temor de ter alguma coisa  ruim,  muitos desistem de procurar uma ajuda médica.  

Devemos ter um cuidado especial naquele lugar? ._.

 Nós não indicamos o uso do papel higiênico.

*o*

Exatamente, a indústria do papel  está só enriquecendo. Smp digo aos meus pacientes “ Se passar um pouco de coco na sua mão e em seguida passar um papel higiênico, vai limpar? Vai ficar cheiroso?” Nãoooo, e ainda vai continuar fedido e sujo.

E agora?

Tem que lavar com água e sabonete U_U

Kkkkkkkkkkkkkkkk tem que lavar o koo, oras.

Tu já viste ela rir tanto numa entrevista? (Ela pergunta para minha fotografa Tai, daí ela responde que em se tratando de Saúde faz um sinal de negativo com a cabeça e ri também). <3  

Nem o papel higiênico perfumado??

Pior ainda, Vivi..... (e morre de rir)

Ensine a galera sobre essa questão, como tem de se lavar?

Ai Vivi, tu não existe, vioooooo :ppppp

Sério, Draaaaaaaa -_-

Hahahahaah, primeira coisa,  não é pra usar o papel higiênico. É preciso que se lave com água  e sabonete, não precisa introduzir nada no ânus para lavá-lo, pois dentro do canal sempre vai ser sujo.

(0)_(0)

Siiiiim, smp vai ser sujo.   Se não  tiver como tomar banho todas as vezes utilize lencinhos umedecidos.  Atenção para um hábito terrível, se estiver com vontade de fazer coco não prenda, muita gente prende, não faça isso.

Por queeeeeê?

Porque mais tempo que espera, mais ressaca o coco. As fezes vão ficando cada vez mais secas e o organismo começa a sugar, a reabsorver a água das fezes.  Não tendo a duchinha higiênica ao lado do vaso sanitário e está fora de casa, o ideal é usar o lencinho umedecido enrolado no papel higiênico para se limpar.  

Qual o real motivo para não se usar o papel higiênico?

Ele causa muita coceira, principalmente o perfumado. O prurido anal é a famosa coceira.  Tem gente que diz que é tuxina,  verme, mas é relacionado na grande maioria das vezes por causa da limpeza. O prurido anal é um sintoma importante.   (Ela dá a dica para quem fica muito com roupa molhada, atenção ao período de férias, biquíni, sunga, short e afins devem ser eliminados por causa da umidade, pois dá propensão às coceiras). Vivi, outra causa de prurido anal , principalmente no homem, é o cabelo.

Cabelo???

Há algumas clínicas aqui em Manaus de depilação especifica para os homens.

Pode depilar o koo?

 Pode, pois fica até mais higiênico. Uso de gilete com lâmina, jamais. Pode se machucar.  Se fizer depilação de preferência faça com cera quente.

Uhuuuuu \o/

Quem tem prurido é um ótimo tratamento.  

Heita, Tony Ramos anal, kkkkkkkk

Essa Vivi, plmdds hahahahhaahahhaaah

Vamos nos lavar, sem água sanitária. Kkkkk

Água e sabonete, ahahahaa. E que use calcinha ou cueca de algodão.  

Ou seja, cuide de seu koo !!!!!!

Hahahahhahaha

Deixe uma msg Dra Gabriela para os nossos leitores : ))))

Primeira coisa, não tenha medo de procurar um especialista.  O exame físico não dói.  A maioria das doenças anais é benigna.  E se por um razão for alguma coisa maligna, o tratamento  é curativo na grande maioria dos casos.   Visite um proctologista, ele pode ser seu melhor amigo.

Kkkkkkkkkkkkkkkk

Hahahahahahahha :ppppp

Como faz para lhe encontrar Dra Gaby?

Aqui no Consultório Vitality no Atlantic Tower, sala 403 – 4º andar, Av. Djalma Batista.  (Um beijo para toda a equipe de profissionais que integram o Vitality). INFOS (92) 9104-0030 / 8411-5121 [email protected]

Gabyyyyyyy, deixa uma msg pra mimmmm... Nossa, pensei que você fosse morrer de vergonha :pppppppppp

 Vivi, querida, foi um prazer de estar aqui com você.  Eu estava ansiosa por essa entrevista.  Foi um prazer enorme, você é uma grande amiga,  estou muito feliz em poder ajudar a população   fazer vários esclarecimentos.  E principalmente de ter esse papo gostoso aqui contigo.

OBRIGADA, você é formidável. O prazer foi todo meu de ter um espaço na sua agenda para poder lhe entrevistar. Gente, a Gabriela Fernandes é internacional, eu a indico, assino embaixo de olhos fechados, cuidou de minha irmã Pellyk e hoje faz parte de nossa família.  AMO MUITO <3

Obrigada a todos que nos enviam sugestão. Atendendo a pedidos, semana que vem entrevistaremos PAI ALBERTO JORGE, batemos um papo sobre Umbanda, Quimbanda, Candomblé,  Macumba e tudo que envolve essa inebriante religião:

“Alberto, muitos vão achar um sacrilégio essa entrevista, como você vê Deus”-

“”Como um Grande Sacana””.

“”Por quêee?””

“””Ele criou o mundo numa liberdade tamanha e deixou o povo livre para fazer o que bem quer”””

www.facebook.com/vivicariolano | Infos (92) 9446-2672 | [email protected]

+