Com 189 anos, conheça o animal mais velho do mundo

Por Portal do Holanda

02/07/2021 14h38 — em Curiosidades

Foto: Divulgação

No ano que vem, a tartaruga “Jonathan” deverá completar 190 anos de existência. Se não conseguir, mesmo assim já é o animal terrestre mais velho, conhecido pelo homem, do mundo.

A tartaruga Jonathan é da espécie Aldabrachelys gigantea hololissa, nascida em 1832 chegou em 1886 em Seychelles, uma ilha no Oceano Índico, na costa da África, onde vivem mais 100 tartarugas gigantes, que podem pesar mais de 300 kg. 

Jonathan, tinha “apenas” 50 anos quando foi levado para residir na remota ilha de Santa Helena no Atlântico Sul. Ele foi dado de presente para o então governador William Gray-Wilson, e desde então vive na residência do politico.

Atualmente ele vive na chamada Plantation House, local que serve de residência oficial do governador do território de Santa Helena. Na ilha, junto com ele vivem as tartarugas David, Emma e Fred, três das cinco de uma espécie rara que habitam a ilha.

Em entrevistas dadas à imprensa local, especialistas apontam sinais de debilidade da idade do animal como a diminuição do cheiro e a perda de peso, o que indica a necessidade de uma dieta rica em gordura e proteínas.
 
Jonathan é praticamente cego, por conta de uma catarata, e já perdeu o olfato, mas sua audição é boa. Mesmo assim, é o preferido dos turistas, especialmente de crianças, que não perdem a oportunidade de brincar com ele fazendo fotos e poses.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades