Compartilhe este texto

Brasil é recordista em mortes por raios

Por Portal Do Holanda

22/06/2021 8h59 — em
Curiosidades


Foto: Pixabay

O Brasil é recordista mundial em incidência de descargas atmosféricas, os chamados raios, ocorridos durante o período de um ano, de acordo com levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A cada ano ocorrem cerca de 3,15 bilhões de raios na Terra e desse número, pelo menos 100 milhões costumam cair nas terras brasileiras, sendo que o estado mais afetado com eles é o Amazonas, além de alguns do Nordeste.

De acordo com o Inpe, a probabilidade de uma pessoa morrer atingida por raio no Brasil ao longo de sua vida é de uma em 25 mil. A justificativa para esse fato é que por ser uma zona tropical, o país tem mais nuvens do tipo que produzem raios.

Só no ano passado, 2020, foram mais de 144 milhões de raios, com a morte de mais de 130 brasileiros em várias regiões. O País é o sétimo em número de mortes por essa causa, informa o Inpe.

E durante um temporal, evite estar ao ar livre, mas se não for possível e sentir na pele coceira ou arrepios, é um indicativo de que um raio está vindo. Nesse momento, agache e abrace o joelho, evite deitar-se no chão.

Ao se proteger num carro, evite tocar na lataria, mantendo janelas e portas fechadas.

Afaste-se da piscina, rio ou mar porque a água é condutora de eletricidade. E afaste-se também de postes, árvores, linhas de eletricidade e cercas.

Em áreas abertas, evite segurar equipamentos elétricos como os telefones celulares.

DESCOBERTA

Relatos históricos registram que a eletricidade foi descoberta pelos gregos por volta de 600 a.C. por um homem chamado Tales que fez a descoberta ao esfregar um pedaço de âmbar (o âmbar é a seiva endurecida de certas árvores) com pano e perceber que este atraía pequenos objetos.

Enquanto Thomas Edison, foi o inventor de processos para uso da eletricidade, que é um fenômeno da natureza e não uma criação do homem. Uma forma visível de eletricidade é, por exemplo, uma trovoada.

Historiadores também afirmam acreditar que uma pilha chamada de Bagdad é o equipamento elétrico mais antigo da humanidade, com pelo menos 2 mil anos, sendo utilizada pela civilização persa. As réplicas dessas pilhas mostram que as baterias conseguiam produzir até 2 volts.

CONSUMO

Dados do consumo de cada brasileiro anualmente é de 1760 kw/h, um pouco abaixo da média mundial, que se encontra em 2200 kw/h.

Os maiores consumidores de energia elétrica na atualidade no mundo são Estados Unidos das Américas, Japão, China, Canadá, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Brasil. Isso acontece devido aos rigorosos invernos enfrentados nesses países.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Curiosidades

+ Curiosidades