Acampamentos romanos de mais de 10 mil anos são encontrados na Espanha

Por Portal do Holanda

30/06/2021 16h29 — em Curiosidades

Foto: Ilustrativa

O Império Romano é conhecido, principalmente, pelas grandes batalhas e conquistas, algumas relatadas por filmes épicos. No ano de 2020, a revista Geosciences, divulgou a descoberta de vestígios de 66 acampamentos em várias províncias da Espanha, que teriam sido utilizados pelo exército romano, de mais de 10 mil anos.

A notícia, considerada importante e reproduzida pelo site www.aventurasnahistoria.uol.com.br, seria a comprovação do alcance e da força daquele que foi considerado um dos mais influentes e importantes impérios da humanidade.

Com o uso de uma tecnologia de sensoriamento remoto, a pesquisa mostrou uma grande presença dos soldados romanos na região onde hoje estão situadas as províncias de León, Palencia, Burgos e Cantabria, próximo a margem do Rio Douro.

De acordo com o professor João Fonte, da Universidade de Exeter, um dos responsáveis pelo artigo publicado na revista, os restos são dos acampamentos temporários montados pelo exército romano ao se deslocar em território inimigo tanto ao realizar manobras quanto para montar suas bases permanentes.

O professor disse que eles revelam a intensa atividade romana na entrada da Cordilheira Cantábrica durante a última fase da conquista romana da Hispânia.

Usados como pontos estratégicos para a expansão do território, esses locais eram alvos da busca recursos naturais, como o ouro.

Um detalhe observado por Fonte é que os acampamentos eram utilizados para abrigo e treinamento de oficiais do exército da Roma antiga, que atuaram na batalha de conquista da Península Ibérica.

Graças à tecnologia, foi possível identificar as evidências dessa presença, quase invisíveis a olho nu, até porque as ocupações eram temporárias e não deixavam muitas marcas no solo. A partir da tecnologia, foi possível escanear a superfície e criar modelos tridimensionais que tornaram mais fáceis as análises dos pesquisadores.

IMPÉRIO

O Império da Roma na Idade Antiga foi o mais importante e poderoso já conhecido e em seu apogeu reuniu centenas de milhares de habitantes. Calcula-se que ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes, o que registrou uma densidade demográfica de 66 mil pessoas por km2. Na atualidade, a cidade com maior densidade é Mumbai, na Índia, com 29.650 pessoas por km2.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Curiosidades