Tomar café todos os dias pode mudar estrutura do cérebro, diz estudo
Por Portal do Holanda
25/02/2021 14h24 — em Cura pela Natureza

Um estudo recente publicado pela revista Cerebral Cortex, feito por cientistas da Universidade de Basileia na Suíça, fez novas descobertas sobre o consumo diário de cafeína.
Para conduzir o estudo, 20 voluntários saudáveis habituados a tomar café todos os dias, foram instruídos a tomar 3 cápsulas de cafeína de 150 miligramas por dia durante 10 dias. Durante esse período, os cientistas escanearam os cérebros dos participantes através de ressonância magnética funcional, e mediram suas atividades cerebrais enquanto dormiam.
Os resultados mostraram que os volumes de massa cinzenta diminuíram após o uso regular de cafeína, mas aumentaram após dez dias de abstinência.
“Nossos resultados não significam necessariamente que o consumo de cafeína tenha um impacto negativo no cérebro”, diz um dos autores do estudo, a Dra. Carolin Reichert, do Centro de Cronologia de Basileia, em comunicado.
“Mas o consumo diário de cafeína evidentemente afeta nosso 'hardware' cognitivo, o que por si só deveria dar origem a mais estudos", acrescentou.
Para analisar o impacto da mudança da massa cinzenta, os participantes precisavam completar uma série de tarefas de memória, e eles se saíram melhor após se abster do consumo de cafeína por mais 10 dias, depois do período de consumo.
Café e o sono
De acordo com o estudo, o sono dos participantes não foi afetado, independente terem ou não tomado cafeína. O que é uma surpresa, já que muitas pessoas relatam a falta do sono ao consumir café.
Além disso muitas pessoas também utilizam o café para ficarem acordadas, porém o estudo mostrou que a atividade de ondas lentas (SWA, sigla de slow wave activity) durante o sono não foi completamente afetada pelo consumo de cafeína ou pelas mudanças no volume da massa cinzenta.


Brasil precisa afastar Bolsonaro para se firmar como Nação
