Saiba como evitar gripes e resfriados durante período chuvoso

Por Portal do Holanda

12/01/2021 14h43 — em Cura pela Natureza

Foto: Pixabay / Alimentação rica em frutas e verduras fortalece sistema imunológico

O chamado inverno amazônico, é caracterizado pelo período de maior volume de chuvas, e com ele vem as gripes e resfriados. Além disso o Amazonas infrenta a pandemia de Covid-19, por isso é importante se proteger e manter a saúde em dia.

Uma forma de fazer isso é através da alimentação saúdavel. A nutricionista Lívia Ribeiro, ressalta que uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras deve fazer parte da rotina de todos.

 “Dessa forma se fortalece o sistema de defesa do corpo. Quando a imunidade não está boa, a tendência é que as pessoas fiquem mais propensas a infecções e gripes”, destacou.

Ela reforça que o bom funcionamento do sistema imunológico depende de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos e que uma dieta pobre não oferece os nutrientes necessários para que as células de defesa do corpo funcionem adequadamente.

Uma alimentação equilibrada deve ser variada e ter as proporções adequadas de nutrientes, como carboidratos, proteínas, vegetais e frutas, divididos em até seis refeições ao longo do dia. 

Segundo Lívia, para aumentar a imunidade é importante reforçar o consumo de alimentos ricos em vitamina C. “Muitas pessoas procuram a vitamina C em suplementos vendidos nas farmácias, mas os alimentos fornecem a quantidade ideal para o corpo de forma natural. Claro, que se o médico identificar que há uma necessidade de suplementação, ele irá indicar o medicamento ideal para cada pessoa”, disse.

São boas fontes de vitamina C frutas como limão, laranja, acerola, kiwi e legumes e verduras como pimentão, brócolis, couve e rúcula. O gengibre é rico em vitamina C e B6. Além de ter uma ação bactericida, ajuda na defesa do organismo. 

Também é importante incluir alimentos ricos em zinco, como carne, cereais, feijão, lentilha e grão de bico, que possuem esse nutriente importante no combate a resfriados e gripes. No caso dos idosos, que naturalmente tem uma diminuição da atividade imunológica do corpo, é indicada a inclusão de alimentos como castanhas, nozes, amêndoas e óleos vegetais, que são ricos em vitamina E.


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