Compartilhe este texto

Galhos e pólen seco de planta tratam aftas, inflamações e contusões

Por Portal Do Holanda

01/04/2017 7h20 — em
Cura pela Natureza


Foto: Reprodução

Os galhos e pólen seco da planta Taboa, cujas propriedades medicinais são adstringente (contração), diurética, antidiarreica, antidisentérica, anti-inflamatória, anti-anêmica, emoliente e tônica, podem ser usados em chás e preparados para compressas.

Há indicações dessa planta para tratar aftas e inflamações dérmicas (uso externo), dismenorreia, dores abdominais durante o puerpério, dores estomacais, contusões e luxações, hemoptises, sangramento nasal, hematúria, hemorragia uterina funcional, afecções das vias urinárias e debilidade geral.

Leia também: 

Planta pode ser usada para tratar doenças cutâneas e irritações

Usada em medicamentos, planta pode combater distúrbios gastrointestinais

É também conhecida como bucha, capim-de-esteira, erva-de-esteira, espadana, landim, paina, paineira-de-flecha, paineira-do-brejo, entre outras denominações.

É uma planta aquática comum em áreas de banhado, muito usada o artesanato, indicando grande valor comercial.

Em decocção usa-se de 5 a 10g/dia ou 1 a 2 colheres das de chá dos galhos (rizoma) para uma xícara de água. Toma-se 4 a 6 xícaras ao dia.

Para compressas com o decocto em contusões, tem-se o efeito emoliente e tônico.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: inflamações e contusões, Plantas medicinais, Taboa, Cura pela Natureza

+ Cura pela Natureza