Erva medicinal conhecida como 'Pata-de-vaca' é usada no combate ao diabetes

Por Portal do Holanda

10/12/2016 9h03 — em Cura pela Natureza

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Diabetes é a doença que mata mais do que a Aids e os casos não param de crescer. A doença está relacionada a 3,7 milhões de mortes todos os anos e a OMS estima que até 2030 o diabetes seja a sétima maior causa de mortes.

Além das dietas alimentares e da medicação receitadas pelos médicos, a população utiliza plantas como a Pata-de-vaca, que ocorre na Amazônia e no Cerrado brasileiro.

Há centenas de anos, é usado por populações indígenas e ribeirinhas, que manuseiam cascas, folhas, flores, lenho e raízes. Por conta dos princípios ativos taninos, flavonoides e glicosídeos,  é empregada nos tratamentos da diabetes, principalmente a casca é indicada para diabetes. As folhas são usadas como diurético.

Deve-se evitar seu uso em pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea, gestantes e mães que amamentam, pois tem efeito digestivo, provocando o aumento da evacuação.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Cura pela Natureza