Compartilhe este texto

Bê-a-bá da prevenção bucal para pessoas com diabetes

Por Portal Do Holanda

04/03/2015 8h52 — em



O diabetes representa um problema pessoal e de saúde pública com grandes proporções quanto à magnitude e transcendência, apesar dos progressos no campo da investigação e atenção aos pacientes. A sua ocorrência vem aumentando e configura-se hoje como uma epidemia mundial, tornando-se um grande desafio para os serviços de saúde. Assim, ações voltadas para a prevenção e controle do diabetes são fundamentais para a saúde em todo o mundo.

A doença é responsável por grande parte da morbidade e mortalidade mundial.

O diabetes abrange um grupo de alterações metabólicas de origem múltipla, da falta de insulina e/ou incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar nas células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

 O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável e o controle da glicemia, a fim de evitar possíveis complicações da doença.

O diabetes não é contagioso e não passa de pessoa para pessoa

A aplicação de insulina não promove qualquer tipo de dependência química ou psíquica. O hormônio é importante para permitir a entrada de glicose na célula, tornando-se fonte de energia. Não se trata de dependência química e sim de necessidade vital. A pessoa com diabetes precisa da insulina para sobreviver, mas não é um viciado na substância.

A cavidade oral é uma área biológica sensível, em que diferentes desvios patológicos do organismo podem se manifestar de forma muito clara e precoce. E pessoas com diabetes devem ter cuidados com a saúde bucal, porque dentre as principais manifestações bucais de pessoa com diabetes não controlados são boca seca, fungos, distúrbios de gustação e doenças periodontais, entre outros.

Devido à importância da conservação da saúde oral e o importante papel do cirurgião-dentista na promoção e manutenção do bem-estar e qualidade de vida da pessoa com diabetes é considerado fundamental a prevenção e orientação para que possam conviver com a doença.

Embora pareça muito simples, a recomendação de higiene bucal após cada refeição para diabéticos é extremamente fundamental para o controle da doença.  Isso porque eles estão mais sujeitos a doenças bucais e outras infecções que pioram o controle da glicemia e que agravam de um modo geral a saúde.

É importante enfatizar a necessidade de reduzir a presença de bactérias e eliminar o biofilme dentário abaixo e acima da linha da gengiva, pois a doença das gengivas é uma infecção grave que pode provocar sangramento, mau hálito e conduzir a perda dos dentes.

A prevenção em pessoas com diabetes deve ser executada com disciplina e com uma rotina diária para evitar possíveis complicações bucais. 

Protegendo a saúde da boca também se protege a saúde geral. E por sua vez, as pessoas que possuem o diabetes têm um papel importante neste controle, reconhecendo suas condições reais de saúde bucal e geral. E alguns cuidados simples evitarão muitos transtornos para sua saúde e para sua vida.

Cuidados básicos como:

-Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia;

-Usar o fio dental diariamente;

-Uso de enxaguante bucal com flúor, se for recomendado pelo seu dentista.

-Acompanhamento do médico endocrinologista e visitas periódicas ao cirurgião-dentista 

Com esse conjunto de medidas se terá um importante papel na promoção e manutenção do bem-estar e qualidade de vida para a pessoa com diabetes. 

Prevenção é muito mais barato do que cuidar da doença! 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: cuidados, diabetes, Portal do Holanda, Saude bucal

+