Uso de celulares pode diminuir massa cinzenta do cérebro
Pesquisadores descobriram uma relação entre o uso de aparelhos multitarefa com uma redução da massa cinzenta do cérebro.
A estrutura do nosso cérebro, particularmente a massa cinzenta, pode estar diminuindo graças ao uso simultâneo de celulares e dispositivos multitarefa, segundo revelou um estudo da Universidade de Sussex, nos Estados Unidos, publicada em 24 de setembro.“As pessoas que frequentemente usam vários dispositivos multimídia ao mesmo tempo têm menor densidade de matéria cinzenta em uma região particular do cérebro em comparação com aqueles que utilizam um único dispositivo de vez em quando”, disse a pesquisa.
“A região afetada do cérebro, conhecida como Córtex Cingulado Anterior (CCA), é responsável principalmente pelas funções cognitivas e de controle emocional”.
A pesquisa apoia estudos anteriores que demonstraram uma relação entre trabalhar com equipamentos multitarefa e “a falta de atenção devido ao surgimento de distrações, assim como problemas emocionais como depressão e ansiedade”.
Os neurocientistas Kep Kee Loh e Dr. Ryota Kanai explicaram que agora é necessário realizar uma pesquisa a longo prazo para determinar a razão do vínculo entre a utilização dos aparelhos e essa região do cérebro, e assim definir se realmente são os dispositivos que conduzem à redução, ou se as pessoas com menor matéria cinzenta se sentem mais atraídas por um número maior de meios de comunicação.
Os pesquisadores examinaram 75 adultos quanto ao uso de telefones celulares, laptops, computadores, televisão e outras mídias.
Os equipamentos “multimídia estão cada vez mais presentes em nossas vidas hoje em dia, e há uma crescente preocupação quanto ao seu impacto sobre o nosso conhecimento e bem-estar social e emocional. Nossa pesquisa foi a primeira a revelar as ligações entre multi-mídia e a estrutura cerebral”, destacaram Kep Kee Loh e Kanai.
Anteriormente, eles já haviam demonstrado que a estrutura do cérebro pode ser alterada após uma exposição prolongada a novos ambientes e experiências. Eles descobriram que as vias neurais e sinapses podem mudar dependendo do comportamento da pessoa, do ambiente e das emoções.
Fontes: Epoch Times
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.