Siga o Portal do Holanda

Professor cria árvore incrível capaz de gerar mais de 40 tipos de frutas

Publicado

em


O professor holandês Sam Van Aken, da Universidade de Syracuse, em Nova York, utilizou a antiga técnica de enxertos para criar uma árvore híbrida capaz de gerar mais de 40 tipos de frutas.

Segundo o site IG, o projeto, chamado de "Tree of 40" ("Árvore das quarenta", em tradução livre do inglês), durou vários anos, nos quais ele foi acrescentando ramos de diversas variedades.

De acordo com o estudo, o tempo para cada árvore ficar pronta, com toda a numerosidade de frutas, é de 8 ou 9 anos. Isso porque o processo de enxerto somente pode ser iniciado em uma árvore que já tenha cerca de três anos de vida.

Para enxertar, Aken junta um ramo com um broto da árvore e os prende com uma fita adesiva até que eles se "cicatrizem". A partir daí, ele aguarda para que o novo ramo se desenvolva.

O professor, que também é artista, define a "Árvore das 40" como uma obra de arte, algo que deve ser admirado. Na primavera, a árvore ganha flores em incríveis tons de rosa e roxo.

Entres os frutos estão: pêssego, damasco, nectarina, ameixa e cereja. O professor holandês diz que a ideia surgiu como forma de preservação e divulgação de espécies de frutas antigas que não são comercialmente produzidas ou não estão mais disponíveis.

+

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.