Início Brasil Variante brasileira pode ter potencial de reinfectar quem já teve Covid-19
Brasil

Variante brasileira pode ter potencial de reinfectar quem já teve Covid-19

Dizem especialistas

Variante brasileira pode ter potencial de reinfectar quem já teve Covid-19
Variante brasileira pode ter potencial de reinfectar quem já teve Covid-19

A variante brasileira chamada de P.1 tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a Covid, é o que afirmam os especialistas segundo o site de notícias Globo. Mas a análise ainda exige cautela e é aguardado estudos conclusivos.

Ainda segundo a publicação, uma das possibilidades avaliadas pelos cientistas é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade gerada em resposta à infecção anterior. O artigo já relata que houve ao menos um caso de reinfecção em Manaus associado à linhagem P.1. 

Além de Manaus, São Paulo confirmou recentemente mais três casos dessa nova variante. Santa Catarina, Paraná, Ceará, Acre e Mato Grosso do Sul estudam casos suspeitos. 

O último boletim epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta semana, informou que a variante brasileira já está em oito países.

91% dos casos no Amazonas

Um estudo da Fiocruz Amazônia, desenvolvido com a colaboração da FVS-AM, comprovou que a nova variante do coronavírus identificada no Amazonas, a P.1, é altamente contagiosa e foi responsável por 91% dos casos no estado, o qual foram analisados através de sequenciamento genético, até o dia 13 de janeiro. 

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?