Compartilhe este texto

Especialistas sugerem uso de 2 máscaras contra variantes do coronavírus

Por Portal Do Holanda

29/01/2021 19h01 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Instagram

As diversas variantes do novo coronavírus que andam surgindo pelo mundo, com destaque para a do Amazonas, andam causando preocupação nos especialistas de saúde, e mostrando um potencial muito maior de disseminação.

Algumas autoridades internacionais de saúde estão sugerindo o uso de duas máscaras ao mesmo tempo para obter um maior nível de proteção contra as novas cepas do vírus.  "Se você tem uma cobertura física com uma camada, coloca outra camada, faz sentido que seja mais eficaz, e é por isso que você vê as pessoas com máscaras duplas ou fazendo uma versão de uma N95", afirmou o conselheiro médico chefe do presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, Anthony Fauci, em entrevista à NBC.

Desde que tomou posse da presidência norte-americana, Biden tem sido visto com duas máscaras, assim como a vice-presidente, Kamala Harris. O secretário de transportes, Pete Buttigieg e o marido dele, Chasten Buttigieg, também postaram fotos usando as máscaras em dobro. 

 

 

Máscara de tecido + máscara cirúrgica = double-masking

Segundo o professor associado da Escola de Saúde Pública T.H. Chan, de Harvard, Joseph Allen, ao usar uma máscara cirúrgica sob uma máscara de pano, o usuário também obtém uma boa proteção. Segundo ele, essa combinação possibilita “mais de 91% de eficiência de remoção de partículas”.

As máscaras cirúrgicas são feitas de três camadas de TNT e apresentariam cerca de 50% de proteção contra aerossóis. As de tecido de duas ou três camadas, feitas em casa, são parcialmente protetoras, tendo entre 50% a 60% de eficácia. As duas juntas (tecido + cirúrgica) podem oferecer uma melhor proteção contra as novas cepas. 

 É importante também observar que as máscaras devem estar bem ajustadas para não ter entrada de ar. Esse é outro ponto positivo do uso de duas máscaras: uma vai fechar a possível passagem de ar da outra.

Máscaras profissionais 

Também com as novas cepas, alguns países da Europa passaram a exigir ou recomendar o uso das máscaras N95 ou FFP2, que oferecem até 95% de proteção contra aerossóis de outras pessoas. No entanto, esses itens geralmente são usados por profissionais de saúde em hospitais ou situações de maior risco. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil