TSE e Aner lançam campanha contra desinformação nas Eleições; saiba mais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e 11 outras instituições do jornalismo lançam, nesta terça-feira (6), uma nova campanha para combater a desinformação durante o período eleitoral. Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha visa engajar eleitores através da linguagem regional.
No mesmo dia, serão divulgados dois playbooks desenvolvidos pela Aner e pela Secretaria de Comunicação do TSE. Um playbook é voltado para eleitores, enquanto o outro é destinado a jornalistas, oferecendo informações sobre o processo eleitoral e a instituição.
A campanha surgiu após um encontro entre Regina Bucco e a ministra Cármen Lúcia no Supremo Tribunal Federal (STF), que incentivou a criação de uma campanha focada nas eleições. As frases e artes foram elaboradas e aprovadas pela ministra, destacando a importância de um Judiciário independente e uma imprensa livre para uma democracia sólida.
A campanha usa um tom descontraído para alertar sobre os perigos da desinformação, incentivando a verificação das informações antes do compartilhamento.
“Bah! Mentira é chinelagem!”
“Oxe! Mentira é de lascar!” e “Compartilhe apenas papo reto” são algumas das frases que vão povoar as redes sociais, os jornais e as revistas que aderirem ao movimento. A iniciativa é vista pela diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, como urgente.
“O jornalismo profissional, que se vale do princípio do contraditório, que ouve as partes envolvidas e checa as informações, é o único remédio para combater a mentira”, afirma. “Para a Aner, participar desse movimento ao lado de todas as associações e instituições parceiras e com o apoio do TSE é um momento histórico, necessário e urgente, por conta das eleições que estão chegando”, diz.
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